O Cinema como pedido da Literatura nos séculos XVIII e XIX : modalidades do Fantástico
17 Fevereiro 2016, 12:00 • Fernando Guerreiro
O Cinema como pedido da Literatura.
2. dois momentos do Fantástico: 2.1. um Fantástico óptico e especular; i) formações culturais: o Gótico inglês e o Romantismo alemão (Hoffmann); ii) os seus dispositivos : a Lanterna Mágica (efeitos de ampliação, deformação, divisão= diabolia e movimento - entre imagens, na imagem, na imaginação do espectador); iii) o Eidophusikon (teatro em miniatura sensurround) de Philippe de Loutherbourg (1781/3);
2.2.o Fantástico espectral e espectacular: da imagem especular (no espelho) - objectiva e fixa: temática do "duplo" (Hoffmann, "Der Sandmann", Poe, "Willliam Wilson") - à imagem espectral, solta e desmaterializada: a Fantasmagoria (Robertson) e a temática do "fantasma" (Maupassant, "Le Horla"); os dispositivos espectaculares de apresentação das imagens: Panorama (Barker) e Diorama (Daguerre).
* projecção de um clip da reconstituição do "Eidophusikon", da sequência da Lanterna Mágica de "Fanny e Alexander" de Ingmar Bergman e de cenas de "O Estudante de Praga", de Stellan Rye (1913) e de "The Phantom Carriage", de Victor Sjostrom (1921)
Bibliografia: na pasta da cadeira (fotocopiadora verde, nº 1) textos de Ben Singer, Tom Gunning e Vanessa Schwartz