O Teatro no Cinema
13 Abril 2016, 12:00 • Fernando Guerreiro
1. O Cinema como pedido do Teatro (N. Vardac): 1.1. a revolução romântica do drama e do melodrama: uma estética sensacionalista (realista, ilusionista, mecânica) do "quadro"; 1.2. o teatro naturalista (Antoine) e o melodrama espectacular americano de 1890/1910 (Ben Singer); 1.3. Cinema: picturalismo cenográfico + realismo fotográfico (Vardac).
2. a resistência da Literatura ao Cinema: 2.1. a crítica de Pirandello em "Si Gira!" (1915): o efeito letal e de espectralização do real/ vida no cinema (Gorki); o duplo exílio do actor: da cena e de si; o cinema como dispositivo de reprodução mecânica (multiplicação) e não "arte" (Mayakowski); 2.2. as diferentes naturezas do teatro e do cinema: o ponto de vista de G. Luckacs (1913); 2.3. a nova figura do actor de cinema (W. Benjamin)
Bibliografia: artº "Teatro e Cinema" de André Bazin (pasta da cadeira)