Tim Burton: "Sleepy Hollow" (1999)

24 Fevereiro 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

3. Tim Burton: 3.1 do Maravilhoso (fantástico) paródico de Irving  ao Fantástico (maravilhoso) com ironia do 2º grau de Burton;  da origem da Nação (Irving) à questão da modernidade (Burton): New York, Crane como detective científico; 3.3. a questão das imagens (do cinema) e o "romance familiar" de Crane; 3.4.o plano político: da problemática (trauma) da Revolução (W. Irving) à questionação da "propriedade" : consanguinidade e legitimação pelo escrito, a crítica das imagens; 3.5 a modalidade sintomática da inscrição do Fantástico: dupla dinâmica da divisão (figuras da castração) e da reunificação: o Cavaleiro como figura do cinema; 3.6 a dupla referência ao Gótico e ao Expressionismo: de um expressionismo linear (gráfico) a um orgânico, do excesso, encarnado - as figuras da Árvore dos Mortos e do Cavaleiro: 3.7, persistência e irredutibilidade do Fantástico