Alain, Resnais, "LÁnnée Dernière à Marienbad" (1961)

20 Novembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

(cont.)
3.2. o cinema segundo Alain Robbe-Grillet: ii) o modo do Presente do Indicativo das imagens de cinema - impossibilidade do discurso da "memória" ou do "flashback"; iii) um espectador activo (o "filme interior" do espectador).
4. A. Resnais, "L'Ánnée Dernière à Marienbad" (1961); 
4.1. um filme a dois?; i) o "ciné-roman" (script) de Robbe-Grillet; ii) o contributo de A. Resnais: psicologismo (dos personagens); o personagem de A, criação de Resnais; diferente posição quanto aos motivos do "encontro" e do "viol"; dois tipos de Imagem: Robbe-Grillet, Imagem- mental ("eterno presente") / A.Resnais, Imagem-tempo (arquitectura temporal) (Deleuze);
4.2. o filme: i) o Prólogo como "discurso do método": no princípio era o Verbo ("voz-off/ sobre"); o primado da "forma"; do imaginário (do Som, 3D) á imagem (2D);
4.3. plano da Representação (=forma):  i) "Marienbad" como lugar actual/ virtual, um "arqui-lugar"; ii) duas modalidades do vocabulário da Arquitectura: a) o Classicismo: mais estrutural, de exteriores, o modelo do jardim francês (clássico) de Le Nôtre (Versailles);  o personagem de X (masculino) : plano da consciência, da "memória", "ficção"> a Literatura (discurso de "persuasão"); b) o Barroco: decorativismo (ornamental) de interiores (rococó germânico,  Arte Nova),o personagem da A (feminino): objecto em fuga do discurso do desejo e da "forma-cinema" (cont.).
* projecção de um sequência de "L'Immortelle" de Alain Robbe-Grillet (1963)