Do "Nouveau Roman" a "Marienbad" (2)

15 Novembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

4. as relações entre Literatura e Cinema (B. Pingaud): 4.1. "espectacularização" da linguagem (literatura) / "discursivização" do cinema: incorporação/ interiorização do discurso (função do comentário em "off", de "Citizen Kane" de Orson Welles ao documentário de Alain Resnais); 4.2 da crítica da "tirania da imagem" e do carácter "visual" do cinema ao cinema da "duração" e da "subjectivação" ("mental" - caso de "Marienbad); 4.3. o cinema seguindo Robbe-Grillet: i) um narrador exterior , distanciado e localizado: como "testemunha"/ "observador" ("voyeur"); ii) modo no Presente do Indicativo das imagens: impossibilidade do discurso da "memória" e do "flashback"; iii) subjectivação e trabalho do espectador (activo, criador).

Bibliografia: entrevista de Resnais e Robbe-Grillet aos Cahiers du Cinéma (1961) (pasta da cadeira)