Fim do Cinema/ Fim da Literatura? - o "último" Godard

13 Dezembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1. o "1º Godard": anos "Nouvelle Vague" (1957/ 1965): "refazer" criticamente o cinema, segundo uma lógica "negativa", de redução a um "grau 0"/ situação  de "tábua  rasa" de onde seja depois possível partir;
2.  a "crise" da imagem cinematográfica: passagem ao Vídeo (anos 70/80): 2.1. o cinema na era do audio-visual/ intermedialidade; 2.2. "ralentir" velocidade de passagem/ circulação das imagens; uso crítico/ analítico do efeito de "retardamento/ paragem do vídeo; 2.2. 2º momento: o vídeo como "nova forma" (global), maneira de ver e pensar , produzir, as imagens: decomposiçáo/ arrastamento figural (efeito de pintura, matérica) e substantivação das imagens; um novo tipo de imagem (=palimpsestto, por camadas):" imagem fluxo" com "inserts" de segmentos ultra-rápidos (flash) de imagens; "montagem-pulsação (=emoção) (P. Dubois) e "imagem de síntese" (N. Brenez);
3, a estética "lucréciana" de "Puissance de la parole" (1988) (JL Leutrat): fazer ver o "anjo" do homem (Epstein/ Poe,The Power of Words"); recriação: reanimação e ressurreição das imagens; uma "forma-fluxo" homóloga do trabalho do pensamento; dissociação do signo cinematografico e abertura ao real (cosmos).
* projecção de sequências de "les Carabiniers" (1963) (a ida ao cinematógrafo e mostragem dos postais), "Weekend" (1967) (o final), "Puissance de la parole" (1988).
Bibliografia: textos de Marie-Claire Ropars Wuilleumier e Thierry Jousse na  pasta da cadeira