J. Epstein, "La Chute de la Maison Usher" (1928)
27 Setembro 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
Poe (cont): 3.2 o modelo de Pintura de Roderick: a alucinação da imagem; a divisão dos sentidos, Ver/ Ouvir; a imagem do som, a objectivação do fantasma. 4.um Fantástico da "antecipação": carácter cósmico do desastre e ausência de catarse.
Jean Epstein: 1) o cinema da 1ª Vanguarda francesa (1919-1928): um cinema visual e da luz ("impressionista"): cineplastia (Élie Faure) e a noção de Fotogenia como o "especificamente cinematográfico" e revelação do carácter simbólico (animista) das coisas (Epstein); 2.
Usher ": um filme feio através de
Eureka (Jean Louis Schefer); 3. a questão da Imagem: 3.1. no plano figural - a referência à Pintura (via
O Retrato Oval) o "quadro vivo" (de cinema) de Madeline; a "spltagem" da imagem: do "figural" ao "espectral" - uma imagem por sobreposição, palimpsesto.
* projecção da sequência 12 ("O Retrato Oval") de
Vivre sa Vie de Jean-Luc Godard (1963)