Joseph Conrad, "the Return" (1)
4 Outubro 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. um texto de mudança ("Author's Note"): um escritor moderno, entre Simbolismo e Impressionismo (Prefácio de "O Negro do Narciso"); a relação com o Cinema (G- Moore).
2. "The Return" (
Tales of Unrest, 1898): 2.1. simbolismo na caracterização dos personagens e do seu universo social; 2.2. o personagem de Alvan Hervey: um programa de sentido inscrito no nome; 2.3 a situação de especularidade da imagem: do sósia à espectralização; 2.4. o motivo da "carta": como sinal acrescentado, a mais, que desequilibra a representação; a omissão do texto da carta; o Som enquanto Imagem; efeitos em Alvan; a carta como catástrofe (escândalo) mas também abertura a outro plano de valores (cont.).
* projecção de "L'arrivée d'un train à la Gare de La Ciotat", dos Lumière (1896)
Bibliografia: artº de George Moore sobre Conrad e o cinema na pasta da cadeira (verde)