Jos´r Régio: o "drama" de "Benilde ou a Virgem-Mãe" (1947)

23 Outubro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

O Teatro no Cinema (cont.): 2.2. as diferentes naturezas do teatro e do cinema: o ponto de vista de Luckacs (1913); 2.3. a nova figura do actor de cinema (Walter Benjamin); 3. a presença do Teatro no Cinema: 3.1. do plano aberto, centrífugo, do "cinema de atracções" ao "cubo perspectivo cénico": o"plano" como "quadro"/ "cena", o "découpage" narrativo em cenas; 3.2. a (re)teatralização do cinema com o sonoro (anos 30).
José Régio: o "drama" de "Benilde ou a Virgem-Mãe" (1947)
1. a Presença: "2ª  modernidade" (Eunice Ribeiro) ou "contra-revolução de <Orfeu>" (Eduardo Lourenço)?; Régio e o cinema;
2. um teatro entre o Simbolismo e o Expressionismo: 2.1. do Teatro da Palavra ao Teatro-Espectáculo (o "Posfácio"  de 1940 e o "Preâmbulo" de 1948); 2.2. um drama do Personagem: Benilde como Símbolo/ Alegoria (da "condição humana": a "carnalização da alma" (Jorge Sena));
3.  "Benilde" (1947): 3.1. um drama da "encarnação" (Sena) modalizado pelo naturalismo e o expressionismo; as marcas do cinema na 1ª didascália e na "grande cena muda" do IIº acto (cont.) .