Patrice Chéreau, "Gabrielle" (1)

11 Outubro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

"Gabrielle" de Patrice Chéreau. Do Som à Letra: a literalidade da imagem
1. modalidades de narração (no cinema): a "mostração" ("showing") e a "narração" ("telling").
2. "Gabrielle": mais "mostração" do que "narração": 2.1. pela Imagem: "transvisualização" do texto; 2.2. pelo som: mais "discurso" do que "´recit"; actualidade da situação de performance; 2.3. pela cor: diferentes registos, subjectivação;
3. o plano dos "personagens": 3.1. o caso de Jean: reerotização do desejo; passagem ao acto; 3.2. Gabrielle: figura com Nome próprio; autonomia do discurso do desejo -dupla decepção; figurações do corpo - do "incarnat" (róseo)  ao corpo agónico ("pálido"); 
4. o cinema como teoria dos "espectros": 4.1. o regresso ao "primeiro cinema" ("mudo"); 4.2. a relação Som/Imagem: a dissociação do signo cinematográfico: i) a letra (carta) como alucinação do som na imagem; o texto (escrito) como tipografia e redução do sentido; ii) a poiesis  da viragem ao azul ("azulamento") da imagem (cont.)