Poe: uma teoria de espectros

20 Setembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1. uma concepção simbólica do universo, do homem e da arte (Eureka, 1848); a alegoria da "gruta" de Platão (República, Livro VII) e o cinema como dispositivo de projecção de "espectros" (Derrida); a reacção de Gorki em 1896.

2. o Fantástico como discurso da "hesitação" (Todorov); o novo fantástico (subjectivo, psíquico): a relação com a física dos imateriais - magnetismo (mesmerismo), electricidade - e as novas ciências do homem - fisiognomia, psiquiatria; a nova figura do "artista": o "nervosismo" (Hoffmann, Poe, Roderick Usher).

* projecção da sequência de Lanterna Mágica de Fanny e Alexander  de Bergman; do roubo da imagem no espelho em O Estudante de Praga de Stellan Rye (1913) e do filme Edgar Allen Poe de D.W. Griffith (1909).

Bibliografia: excerto da entrevista de Jacques Derrida aos Cahiers du Cinéma , 2001 (pasta da cadeira, reprografia verde, nº4)

          Ler para a próxima aula o conto A Queda da casa de Usher  de E. A. Poe (Antologia de textos literários)