A. Resnais/ A. Robb-Grillet, "L'Année dernière à Mariebad" (2)
20 Novembro 2017, 16:00 • Fernando Guerreiro
3.3. o filme
i) o primado do princípio da "forma"; ii) a referência estruturante ao Teatro: dupla inscrição (em quaismo: falso) da situação de representação teatral (o fim no princípio e o princípio no fim (J. Ricardou)) ; iii) dois personagens/ duas estéticas: X (o homem)= plano da "consciência"= memória, princípio ("logos") da ficção= a Literatura, modelo de Arquitectura: o Classicismo - mais estrutural, de exteriores, o jardim francês (Versailles: le Nôtre) ; A (a mulher): objecto em fuga, discurso do desejo, a forma-cinema, modelo de Arquitectura :mais decorativo, de interiores, o Barroco; iii) o discurso do "desejo": o motivo do "grupo escultórico" do jardim como figura (cifra: hieróglifo) do filme. Como o interpretar? Orfeu e Eurídice?; iv) um cinema da "mente": um "realismo mental e formal"); v) circularidade (repetição e variação): o final aberto do filme.
* projecção (comentada) de um dvd do filme.