Jean Epstein, "La Chute de la maison Usher" (2)

2 Outubro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

3. a questão da "imagem": 3.1. no plano figural - a referência à Pintura (via "O Retrato Oval"): o "quadro vivo" (de cinema) de Madeline; a "splitagem" (dissociação) do modelo e da imagem: do figural ao espectral - uma imagem por sobreposição, palimpsesto; 3.2. no plano do não-figural: a imagem do Som: i) da harmonia (musical) à dissonância (ruído);ii)  modalidades de figuração do som (=invisível): o motivo do "vento"; momentos  associativos rítmicos (de "cinema puro"); o efeito de "ralenti" ("slow-motion"); o motivo do "véu" (como rasto do real e cauda do imaginário): 4. a resolução "feliz" da crise: i) erotização do fantasma (Madeline como esposa); ii) a fusão da imagem= reintegração no Uno.
* projecção de um dvd do filme e do final da versão de Corman
Bibliografia: texto de Christophe Wall-Romana sobre o filme na pasta da cadeira