O Cinema como pedido da Literatura (2)

20 Setembro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

O Cinema como pedido da Literatura (cont).:
3.2 o Fantástico espectral e espectacular: da imagem especular (no espelho) - objectiva e fixa: temática do Duplo (Hoffmann, "Der Sandmann", Poe, "William Wilson") - à imagem espectral, solta e desmaterializada: a Fantasmagoria (Robertson) e a temática do Fantasma (Guy de Maupassant, "Le Horla"); os dispositivos espectaculares de instalação /apresentação das imagens: Panorama (Barker) e Diorama (Daguerre).
 Poe: uma teoria de espectros
1. uma concepção simbólica do universo, do homem e da arte ("Eureka", 1848): a alegoria da "gruta" de Platão ("República", VII) e o cinema como dispositivo de projecção de espectros: a reacção de Gorki (1896).
* projecção das sequências da Lanterna Mágica de "Fanny e Alexander", de Ingmar Bergman, e do "roubo da imagem" de "O Estudante de Praga", de Stellan Rye (1913)
Bibliografia: texto de Vanessa Schwartz sobre os Panoramas e excerto de uma entrevista de Jacques Derrida aos Cahiers do Cinémasobre o carácter espectral do cinema (na pasta da cadeira, fotocopiadora verde)