O Teatro no Cinema

18 Outubro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

1. o Cinema como pedido do Teatro (N. Vardac): a revolução romântica do drama  e do melodrama: uma estética sensacionalista (realista, ilusionista, mecânica) do "quadro"; o teatro naturalista (Antoine) e o melodrama espectacular americano do final do s.XIX (B, Singer): picturalismo cenográfico + realismo fotográfico (Vardac).
2. a resistência da Literatura ao Cinema: 2a  crítica de Pirandello em "Si Gira!" (1915); o efeito letal e de espectralização do real/ vida no cinema; o duplo exílio do actor: da cena e de si; o cinema como dispositivo de reprodução mecânica e não arte (Maiakovsky); 2.2. as diferentes naturezas do teatro e do cinema: o ponto de vista de Luckacs (1913); 2.3. a nova figura do actor de cinema (W. Benjamin).
* projecção de "Those Awfull Hats" (1909) de D. W. Griffith
Bibliografia: A. Bazin, " Teatro e Cinema" (pasta da cadeira, reprografia verde).