Poe, "The Fall of the House of Usher": o simbolismo das formas (1)

25 Setembro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

 O Fantástico como discurso da "hesitação" (Todorov): o novo fantástico (subjectivo, psíquico); a relação com a "física dos imateriais" - magnetismo, electrecidade e as ciências do "homem" - fisiognomia, psiquiatra; a nova figura do "artista": o nervosismo" (Hoffmann, Poe, Roderick Usher).

 "The Fall of the House of Usher": 1. um simbolismo das formas: a forma "conto": o carácter modelar do 1º parágrafo (figura/ hieróglifo do todo); o dispositivo projectivo do conto como "Phantasmagoria" (Mark Byron); 2. a Casa como galeria de espelhos (Lanterna Mágica) e construção viva; 2.1. a noção de "sentience" (sensibilidade + Logos= Verbo, discurso inscrito na matéria das coisas); 2.2. o retrato (simbólico) dos personagens: Roderick e Madelin; especularidade e  figura do andrógino; o fantasma de Madelin como a verdadeira imagem de Roderick.

* projecção do flashback mítico-antropológico sobre a origem dos Usher do filme de Roger Corman (1960)