Sumários
Leitura e comentário do artigo de Auden "The Guilty Vicarage"
11 Fevereiro 2022, 15:30 • Simão Valente
O policial clássico visto dos anos 40.
Regras e decálogos: a fórmula da escrita, a lista de Van Dine.
Análise do filme "Saraband" (Ingmar Bergman, 2004)
9 Fevereiro 2022, 11:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Análise do
filme Saraband (Ingmar Bergman,
2004).
A relação de
Saraband com outra forma de escrita:
a sintaxe teatral.
Características
específicas da narrativa fílmica em Ingmar Bergman.
O trabalho sobre
o tempo em Saraband: relação com a
música, a fotografia e a carta.
Leitura de excertos de Arthur Conan Doyle e Agatha Christie
8 Fevereiro 2022, 15:30 • Simão Valente
Sherlock: a análise, a tecnologia, a medicina
A apresentação da informação: quem sabe quando o quê.
Da grande cidade à casa no campo
"Saraband" (Ingmar Bergman, 2004)
7 Fevereiro 2022, 11:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Visualização
do filme Saraband (Ingmar Bergman, 2004). Algumas pistas para análise visual / escrita.
Edgar Allan Poe, “The Murders in the Rue Morgue” (1841)
4 Fevereiro 2022, 15:30 • Simão Valente
A Rue Morgue: primeiro policial.
O conto policial e o meio urbano: os riscos e as possibilidades narrativas da industrialização
A presença do estrangeiro.
Tempo da narrativa e tempo extra-narrativo