Sumários

Leitura e comentário do artigo de Auden "The Guilty Vicarage"

11 Fevereiro 2022, 15:30 Simão Valente

O policial clássico visto dos anos 40.

Regras e decálogos: a fórmula da escrita, a lista de Van Dine.



Análise do filme "Saraband" (Ingmar Bergman, 2004)

9 Fevereiro 2022, 11:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Análise do filme Saraband (Ingmar Bergman, 2004).

A relação de Saraband com outra forma de escrita: a sintaxe teatral.

Características específicas da narrativa fílmica em Ingmar Bergman.

O trabalho sobre o tempo em Saraband: relação com a música, a fotografia e a carta.


Leitura de excertos de Arthur Conan Doyle e Agatha Christie

8 Fevereiro 2022, 15:30 Simão Valente

Sherlock: a análise, a tecnologia, a medicina

A apresentação da informação: quem sabe quando o quê.

Da grande cidade à casa no campo


"Saraband" (Ingmar Bergman, 2004)

7 Fevereiro 2022, 11:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Visualização do filme Saraband (Ingmar Bergman, 2004). Algumas pistas para análise visual / escrita. 


Edgar Allan Poe, “The Murders in the Rue Morgue” (1841)

4 Fevereiro 2022, 15:30 Simão Valente

A Rue Morgue: primeiro policial.

O conto policial e o meio urbano: os riscos e as possibilidades narrativas da industrialização

A presença do estrangeiro.

Tempo da narrativa e tempo extra-narrativo