Sumários

Ainda algumas palavras sobre Petri e comentário a The Passenger (1975) de Antonioni

26 Abril 2022, 15:30 Simão Valente

Petri: o uso do flashback e a estrutura do policial


Comentário detalhado aos interrogatórios finais. A confissão.

Antonioni: a parábola de Flitcraft e The Passenger. Duas vidas. 

Existencialismo, policial e cinema.

Técnicas de documentário e de estúdio. 

Importância do contexto político. 





Continuação do comentário a Elio Petri

22 Abril 2022, 15:30 Simão Valente

A questão sexual e a questão política. 


Policial político.


"Dogville" (Lars Von Trier, 2003)

20 Abril 2022, 11:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Visualização do filme Dogville (Lars Von Trier, 2003). 

Algumas pistas para análise visual / escrita. 


Comentário a Indagine a un cittadino al di sopra di ogni sospetto (1970) de Elio Petri

19 Abril 2022, 15:30 Simão Valente

Introdução ao contexto histórico em Itália e à obra de Elio Petri


Cinema político e política no cinema: o caso do policial.

Análise e comparação de monólogos e diálogos no filme.



Análise do filme "Todo sobre mi madre" (Pedro Almodóvar, 1999)

18 Abril 2022, 11:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Análise do filme Todo sobre mi madre (Pedro Almodóvar, 1999).

O conceito de pós-modernidade aplicado aos filmes de Pedro Almodóvar e relacionado com a ideia de paródia.

Estratégias narrativas utilizadas por Pedro Almodóvar ao longo de Todo sobre mi madre.

Elipses, prolepses e analepses na estrutura da narrativa fílmica.

Diálogo do filme com outras formas de expressão artística e com outros filmes do realizador.

A importância das figuras parentais e da reformulação / reconstrução da família.

A mistura e reformulação dos géneros cinematográficos, em Pedro Almodóvar, tal como mistura e reformula os géneros masculino e feminino nos seus filmes.