A. Resnais/ A. Robbe-Grillet, "L'Année Dernière à Marienbad" (3)

21 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

"L'Année dernière à Marienbad" (cont.)

3.3.. um "cinema da mente": o interface espelho-ecrã-cérebro (resnais/ Deleuze); um "realismo mental e formal" (Robbe-Grillet);

3.4. o motivo do "grupo escultórico" no jardim: figura (cifra: hieróglifo) do discurso do desejo e do filme. Como o interpretar? Orfeu e Eurídice?

3.5. circularidade (repetição e variação / diferença): dupla inscrição (em falso: quiasmo) da situação de teatro. O final aberto do filme.

* projecção (comentada) de um dvd do filme e das duas sequências na mesquita de "L'Immortelle" de Robbe-Grillet (1963)

Bibliografia: texto de Susan Sontag sobre Resnais ("Marienbad" e "Muriel") na pasta da cadeira