Sumários

Gus Van Sant, "Paranoid Park" (2)

14 Dezembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

4. Da Literatura - o interior / a moral (catarse) - ao cinema - o exterior/ o estético; 4.1. a deflação da catarse: uma estética da imanência: a refundação do espaço-tempo, o "de fóra"; 4.2. um cinema mental (=poesia): uma forma-fluxo : o "ralenti"como visiblização do espaço "entre"; o discurso interior das coisas/ real (Pasolini).

* projecção (comentada) de um dvd do filme e de uma sequência de "Wassap Rockers" de Larry Clark

2º TESTE: 4ºf= 4 de Janeiro, das 14-16h, s. 2.13 (a do 1º teste); teste sem consulta


Gus Van Sant, "Paranoid Park" (1)

12 Dezembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

1. um cinema-poesia (Sklovsky): da pintura bidimensional ("Elephant") a uma pintura matéria, de texturas ("Paranoid Park"): a imagem-palimpsesto (=cristal); 2. o plano da Enunciação: de onde vêm as imagens dos skaters?; qual o seu grão/ matéria?; subjectivas ou objectivas?; a indeterminação/ imponderabilização do real/ imagens pelo efeito de "slow-motion", do Grande-plano, da repetição ou da atmosfera sonora; 3. uma estrutura narrativa não linear/ cronológica (Blake Nelson) mas "baralhada" ou estruturada pelo "vazio"; carácter originário da "morte" e da "imagem-trauma" (efeitos de divisão do sujeito e do signo cinematográfico" a cena do chuveiro).

* projecção de uma sequência de "Elephant" de Gus Van Sant


"Paranoid Park", romance de Blake Nelson (2006)

7 Dezembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

1. plano do "género": modalidades  de Enunciação da "carta"; plano do "discurso": um  "Monólogo interior"  com flashes dissociativos de "corrente de consciência"; 2.  a contextualização social e a descrição do meio dos "skaters" em Portland: Paranoid Park como não-lugar, lugar de teste/ iniciação mas também horizonte/ ponto de fuga; 3. a crise da "família" (o divórcio) e a problemática do "sexo" (mais "simulação" do que "acto"); 4. a temática da "culpa" (Dostoiewski): desresponsabilização dos pais/ adultos; o motivo da "confissão" e a "carta" como saída do impasse; 5. a "imagem-trauma" do acidente: "schize" (descorporação) do sujeito: registos da alucinação, do sonho e do cinema; imersão do sujeito num universo (aquário) de imagens - mundo reproduzido e diferido pelos dispositivos de vídeo e TV


Modalidades de subjectivação do discurso no cinema

5 Dezembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

Da Montagem-Intelectual (Eisenstein) à "corrente de consciência" (Gus Van Sant).
1. os "formalistas russos" (1927, "Poetika Kino"): 1.1. o cinema como "linguagem": o "enquadramento "(Kadr) como signo cinemtográfico; 1.2. mais "arte do tempo" / "significação" do que de "representação" (visual. do "espaço"); 1..3. modalidades de inclusão da linguagem na imagem: os "intertítulos" como modalização / acento; elaboração do "discurso interior " do espectador. 2. a Montagem como dupla articulação: 2.1. os "formalistas" : passagem dos "materiais" à "construção" e da "fotogenia" à "cinegenia"; 2.2. Eisenstein: i) a montagem como significação/ simbolização: multiplicação, não adição dos sentidos: ii) Montagem-Colisão, vertical, não Montagem-Ligação, horizontal; iii) percepção como sobreposição e não sucessão de imagens; a imagem palimpsesto-hieróglifo; iv) a montagem-intelectual ("atracções intelectuais"): "Outubro" (1928) - a sequência dos deuses (ecranização dos conceitos) e o "discurso interior" do marinheiro no quarto da czarina. 
* projecção das duas sequências referidas de "Outubro" e da sequência "Céu" de "Hero" de Zang Yimou


Godard, "Week-end" (2)

30 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

0. entrega dos exercícios escritos.
1, Godard (cont,): 3. a nova fórmula estética: "fim da Gramática" (Marinetti) + estilo "flamejante" em cinema; crítica do "belo" e elogio do "anti-gracioso" (= Hipopótamo); horror , não catarse: Hitchcock ("Pisco") + Eisenstein (montagem de atracções, "A Greve"); 4. plano antropológico: civilização ou barbárie?: o motivo do canibalismo. A questão da Revolução (=utopia) e do seu discurso ("Langage d'Octobre" + "Cantos de Maldoror " de Lautréamont ). 5. Fim do cinema?
* projecção (comentada) de um dvd do filme