Alain Resnais/ Alain Robbe-Grillet, "L'Année Dernière à Marienbad" (2)

16 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

3. "L'Année Dernière à Marienbad" (1961)

3.1. filme a dois?: o "ciné-roman" (=script) de Robbe-Grillet; o contributo de A. Resnais: psicologismo, o personagem de A (=mulher),o ter havido "encontro"; diferenças entre Resnais e Robbe-Griilet (G. Deleuze: dois tipos de Imagem-tempo: o "eterno-presente" e a "arquitectura de tempos");

3.2. o cinema segundo Robbe -Grillet; i) um narrador exterior, testemunha (observador), localizado; ii) modo no Presente (do Indicativo) das imagens de cinema; o espectador activo;

3.3. o filme: i) o primado do princípio da "forma";ii) a referência estruturante ao Teatro; iii) dois personagens/ duas estéticas: X (o homem)= plano da "consciência"= "memória"; "logos" da ficção; a Literatura; modelo de Arquitectura, o Classicismo: mais estrutural, de exteriores, o jardim francês (Le Nôtre); A (a mulher); objecto em fuga; discurso do desejo; a forma-cinema; modelo de Arquitectura mais decorativo, de interiores: o Barroco.