Manoel de Oliveira, "Benilde" (1975)
2 Novembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
1. as relações entre Cinema e Teatro segundo o autor; 2. o cinema em transe: a repossessão do teatro pelo cinema - os Planos-sequência do início e do fim do filme; a "encarnação" como figura do paradoxo da imagem de cinema; 3. um cinema da luz e das sombras (da projecção) : a dupla referência ao cinema mudo e ao expressionismo; 4. um cinema da "palavra": a "dicção" como "mostração"; o Som como 3D (fora de campo) da imagem; a construção de uma posição de "escuta" (do espectador); 5. o Tempo na imagem (a "imagem-Tempo", Deleuze); 6.o filme como lugar da tensão/ irresolução das relações entre teatro e cinema.
* projecção da abertura de "As pinturas do meu irmão Júlio" de M. Oliveira (1965)
Bibliografia: textos de Mathias Lavin e Randall Johson na pasta da cadeira (verde, 1)