O Cinema de Jean-Luc Godard, "Week-end" (1967)
28 Novembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
1. Godard, anos 60: 1.1. um cinema da "busca total" e permanente: (re)fazer e desfazer o cinema: partir do zero, uma "tábua rasa" (Rossellini); 1.2. um cinema metapoético: a "forma-ensaio"; um cinema dialógico/ polilógico, da problematização e não da solução, mais "produção" do que "produto"; 1.3. o "genérico" como "abrégé" (temático) e "matriz" (formal): lógica da redução 2D, da iconização das situações e das formas; a "grelha tricolor": sobreposição da função icónica à descritiva; denotação= conotação; 2. a questão da Imagem: atomística, aberta, heterogénea; mais colagem do que montagem; 3. dissociação Som/ Imagem: o Som como inscrição do "real" (fora do campo) e do tempo; situação de guerra (luta de classes) no plano dos signos: situação generalizada de "faux raccord" entre imagens e entre sons e imagens.
* projecção da sequência da ida ao cinema de "Les Carabiniers" de JL Godard
Bibliografia: texto de David Merrit sobre "Week-end" (pasta da cadeira)