O Teatro no Cinema
24 Outubro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
1. O Cinema como pedido do Teatro (N. Vardac): a revolução romântica do drama e do melodrama: uma estética sensacionalista (realista, ilusionista, mecânica) do "quadro"; o teatro naturalista (Antoine) e o melodrama espectacular americano do fim do século XIX (B. Singer): picturalismo cenográfico + realismo fotográfico (Vardac);
2. a resistência da Literatura ao Cinema: 2.1. a crítica de Pirandello em "Si Gira!" (1915); o efeito letal e de espectralização do real/ vida no cinema (M. Gorki); o duplo exílio do actor: da cena e de si; o cinema como dispositivo de reprodução mecânica e não arte (Maikowski); 2.2. as diferentes naturezas do teatro e do cinema (tabela de oposição de características/ categorias): o ponto de vista de Luckacs (1913) (cont.).
Bibliografia: pasta da cadeira (fotocopiadora verde): A. Bazin, "Teatro e Cinema" , páginas sobre o "actor de cinema" de "A Obra de arte na época da sua reprodutibilidade técnica" de Walter Benjamin