Poe: uma teoria de espectros

21 Setembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

1. uma concepção simbólica do universo, do homem  e da arte ("Eureka", 1848); a alegoria da "gruta" de Platão ("República", VII) e o cinema como dspositivo de projecção de espectros (Derrida); a reacção de Gorki em 1896;
2. o Fantástico como discurso da "hesitação" (Todorov): o novo fantástico (subjectivo, psíquico): a relação com a física dos imateriais -magnetismo (mesmerismo), electricidade - e as ciências do homem - fisiognomia, frenologia , psiquiatria; a nova figura do "artista": o "nervosismo" (Hoffmann, Poe, Roderick Usher)
* projecção da sequência da "Lanterna Mágica" de "Fanny e Alexander" de Ingmar Bergman
Bibligrafia: excerto da entrevista de Derrida aos Cahiers du Cinéma (2001) (pasta da cadeira, fotocopiadora verde)