Sumários

Preparação para o teste

8 Novembro 2019, 10:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

Revisão dos tópicos fundamentais abordados até ao presente.~

Do conceito de Renascimento ao de Iluminismo: o conhecimento como chave para o progresso a nível das ciências da Natureza e da organização das sociedades.
O legado clássico enquanto fonte dos saberes provindos de outras culturas e a Nova Ciência enquanto desafio a novos saberes.~
Os modelos políticos propostos e aplicados: absolutismo e parlamentarismo.
As teorias do conhecimento: racionalismo, empirismo e a teoria de Kant.

~ Teste escrito presencial: dia 12, das 10h às 12h - sala 2.13.


A divulgação do conhecimento

5 Novembro 2019, 10:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

Os sistemas educativos vigentes nos séculos XVII e XVIII como pólos de transmissão e prossecução do conhecimento.Das universidades ao ensino de base.A importância das igrejas, católica e protestantes no ensino.~

O reconhecimento da crescente fragmentação dos saberes e o almejo universalista de apreender o todo. 
O projecto dos enciclopedistas, Diderot e D'Alembert: a compilação de todo o saber disponível  em 17 volumes:   Encyclopédie, ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers, 1751-1772. O pressuposto democratizante da publicação.


A afirmação do conhecimento científico

29 Outubro 2019, 10:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

A afirmação do conhecimento científico. O legado de Galileu: a importância da observação, com recurso a instrumentos como o telescópio, e do cálculo matemático para o apuramento rigoroso dos resultados.

O contributo de Francis Bacon: a divulgação do método experimental. Referência à sua utopia, New Atlantis, como apologia do cohecimento científico.
O papel das sociedades científicas para o avanço e divulgação da Nova Ciência: The Royal Society of London, 1660, patrocinada por Charles II, e a Accadémie des Sicences, fundada por Luís XIV.

A importância dos periódicos na formação de um público leitor mais alargado. O crescimento dos níveis de literacia e o sentido informativo e pedagógico das publicações. 


Iluminismo e conhecimento

25 Outubro 2019, 10:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

Correntes filosóficas dominantes.

O racionalismo cartesiano: referência às teorias decorrentes de Leibniz e Spinosa. A visão mecanicista do universo.
O empirismo tal como enunciado por John Locke em Essay Concerning Human Understanding. O acto cognitivo na sua relação primeira com o objecto através dos sentidos. Percepção sensorial e razão como componentes indispensáveis para a construção mental das ideias. A noção de espírito tabula rasa como premissa inicial da aquisição de conhecimento através do contacto e da experiência com o mundo circundante.
O desenvolvimento da teoria empirista por Berkeley e David Hume: a questionação da universalidade do conhecimento.


Iluminismo e conhecimento

22 Outubro 2019, 10:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

O conhecimento como factor definidor da cultura do Iluminismo.

O debate filosófico relativamente à capacidade humana de atingir o verdadeiro conhecimento.
Os antecedentes: conhecimento revelado (de origem divina) e o conhecimento no plano imanente. 
A afirmação antropocêntrica de acesso ao verdadeiro conhecimento: a influência clássica: a teoria idealista platónica e a perspectiva imanente, "materialista" de Aristóteles.~
René Descartes e a proposta racionalista:  a centralidade do sujeito no acto cognitivo e a natureza das ideias. O Discurso do Método, 1637: os passos para construir ideias claras e distintas.