Sumários
A questão de género
12 Dezembro 2017, 14:00 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
As proto-feministas.
A importância da educação para o surgimento da cidadania feminina. A necessidade de uma formação que garantisse às mulheres a preparação para o exercício profissional em vários ramos.
O contributo de Mary Wollstonecraft na reivindicação do direito a uma educação plena e frutuosa para as mulheres. A crítica à visão misógina de Rousseau. A proposta programática. Os argumentos invocados, de natureza familiar e cívica.
Nota: Aulas complementares - 11 e 12 de Janeiro, 14h - 16h, sala 9;
Teste- 16 de Janeiro, 10h-12h - Anf. IV
Teste (data alternativa) - 17 de Janeiro, 10h- 12h - sala 4.
A questão de género
5 Dezembro 2017, 14:00 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
Na sociedade urbana, focalizada no aumento de riqueza baseado nas trocas comerciais e em relações de trabalho diversificadas pelas várias indústrias e serviços verifica-se, também, o aumento da alfabetização e literacia em grupos sociais médios e baixos, incluindo das mulheres.
A ideologia de género: a visão tradicional do papel das mulheres na sociedade e as noções de esfera privada e esfera pública.
O estatuto da mulher como ponto de debate: a mulher trabalhadora fabril, mas desprovida de existência cívica; a mulher dos estratos médios, com acesso a alguma educação, mas desprovida de direitos cívicos e políticos.
A reacção de algumas mulheres face ao status quo: o proto-feminismo.
Abordagem de excertos da proposta de Mary Astell como exemplo de uma voz seiscentista feminina em riposta à ideologia de género dominante.
As Revoluções Agrícola e Industrial
28 Novembro 2017, 14:00 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
As Revoluções Agrícola e Industrial em Inglaterra. A profunda alteração dos processos de produção agrícola, com especial ênfase para a passagem dos sistema de pequenas e médias propriedades para o de latifúndios. A vedação das propriedades e a criação intensiva de gado ovino.
O impacto demográfico das alterações introduzidas. o exodus para os centros urbanos e as novas profissões.
A revolução tecnológica concretizada pela invenção de máquinas e pela adopção de fontes de energia como o vapor.
O aumento da capacidade produtiva e o surgimento da organização fabril e dos seus trabalhadores - o proletariado, na terminologia marxista.
O crescimento das cidades associado ao número de operários aí residentes e às actividades comerciais e financeiras envolvidas. O fenómeno do capitalismo.
Rights of Man de Thomas Paine
24 Novembro 2017, 14:00 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
Abordagem de excertos do ensaio de Thomas Paine, Rights of Man. A sua visão das revoluções americanas e francesa. A noção de direitos humanos, naturais e civis, como base da nova estrutura social e dos modelos políticos propostos quer para os Estados Unidos da América, quer para a França do novo regime. A importância da constituição no delinear das relações de cidadania.
A Revolução Francesa
21 Novembro 2017, 14:00 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
A Revolução Francesa como resultado do sistema político e social vigentes até então: o absolutismo associado a uma estrutura hierárquica de traça medieval; poder económico de uma burguesia privada de participação política. A situação económica com repercussões nefastas nos estratos sociais mais baixos.
A mobilização revolucionária de base urbana. a Tomada da Bastilha. A formação das forças partidárias: jacobinos e girondinos. A fase do terror e do Grande Terror.
O impacto internacional a curto e médio prazo.