John M.Stahl e a transformação do melodrama como género e como figuração do sentimento

8 Outubro 2015, 14:00 Mário Jorge Torres Silva

Breve introdução ao melodrama cinematográfico: relações com a ópera italiana, os folhetins oitocentistas ou o romance histórico; as estratégias do sentimento e a sua codificada expressão artística; as especificidades do género  na captação de espectadores, variando a sua função mediante o público a que se destina; o melodrama e o filme de mulheres; a importância da banda sonora e das peripécias aventurosas e romanescas; o melodrama lacrimejante e a sua progressiva densidade narrativa.

Início do visionamento comentado de Leave Her to Heaven (John M. Stahl, 1945): os cruzamentos possíveis com o film noir; a relevância da construção de interiores; as sequências do Novo México e as reminiscências do western; a heroína melodramática e a mulher fatal; para uma construção de uma geografia inclusiva dos Estados Unidos, pela oscilação entre espaços exteriores; o flashback e a narrativa fragmentária; a simetria dos jantares e das festas; a assimetria das relações entre as personagens.