Sumários
Psicolinguística e o estudos dos processos de compreensão da linguagem
12 Março 2018, 10:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Psicolinguística e o estudos dos processos de compreensão da linguagem.
Compreensão e produção da linguagem verbal. Especificidades do processamento linguístico por efeitos de modalidade oral e escrita.
· Costa, Armanda (2008). Compreensão e produção da linguagem verbal. ILTEC/FCG
· Miller, Joanne (1999). Speech Perception. MITECS
·
Sistemas de escrita e ortografia.
8 Março 2018, 10:00 • Ana Isabel Mata da Silva
Sistemas de escrita e ortografia: introdução.
Ortografias: complexidade silábica, transparência / opacidade e impacto na leitura.
Leitura e sociedade. Hábitos de leitura, cultura de leitura e classe leitora em Portugal.
7 Março 2018, 10:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Leitura e sociedade. Hábitos de leitura, cultura de leitura e classe leitora em Portugal.
Divulgação do estudo: “A Leitura em Portugal. Observatório das Actividades Culturais”, coordenação de Lima dos Santos.
Metodologia do estudo: objectivos, população e instrumento de recolha de dados. Alguns resultados do estudo sobre o perfil dos leitores acima dos 15 anos e comparação com o perfil de leitor da turma.
Treino de estratégias de leitur para a compreensão: identificação da rede conceptual central do texto; selecção de palavras chave e produção de síntese com a sua inclusão.
Artigo de referência:
· José Soares Neves (2015). Cultura de leitura e classe leitora em Portugal. Sociologia, problemas e práticas, n.º 78, pp. 67-86.
Leitura: conhecimentos linguísticos envolvidos ao nível da compreensão da palavra.
6 Março 2018, 10:00 • Ana Isabel Mata da Silva
Conhecimentos linguísticos envolvidos na leitura: análise de exemplos para identificação dos tipos de informação (fonológica e ortográfica, morfológica, lexical e sintáctica) associados a uma palavra no léxico mental.
O leitor jovem, hoje, em Portugal. Perfil da turma
5 Março 2018, 10:00 • Maria Armanda Martins da Costa
O leitor jovem, hoje, em Portugal. Perfil da turma
A partir de um corpus de mais de 7000 palavras, resultante dos textos individuais produzidos, identificação da informação nuclear através da busca de palavras-chave com a ferramenta Wordle.
Conceitos trabalhados: representações conceptuais e conceitos lexicalizados; lemas e palavras; classe aberta de palavras lexicais e classe fechada de palavras gramaticais ou funcionais ; frequência de palavras
Apresentação oral de trabalhos sobre o relatório da OCDE 2017.