Sumários

O oral e o escrito: conclusão das aulas anteriores.

1 Março 2018, 10:00 Ana Isabel Mata da Silva

Conhecimento dos sons e das letras do português. Representação dos sons do PE padrão com o IPA. Transcrição fonética larga e estreita: exercício de leitura com o IPA.


Leitura e Sociedade. Alfabetização, literacia e desenvolvimento.

28 Fevereiro 2018, 10:00 Maria Armanda Martins da Costa

Leitura e Sociedade. Alfabetização, literacia e desenvolvimento.

Dados da UNESCO sobre alfabetização no mundo e da PORDATA sobre alfabetização e educação em Portugal.

O Relatório da OCDE: Fostering Reading and writing 2017. Proposta de trabalhos.

http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002127/212715e.pdf


Processamento do oral e do escrito.

27 Fevereiro 2018, 10:00 Ana Isabel Mata da Silva

O oral e o escrito: processamento da informação linguística (modelo de Levelt 1989 para o falante; modelo de Perfetti  1999 para o leitor).

Organização das apresentações orais a realizar pelos alunos em Março: distribuição de textos e breve resumo de temas a trabalhar por diferentes grupos.


Leitura e Sociedade. Alfabetização e literacia no mundo.

26 Fevereiro 2018, 10:00 Maria Armanda Martins da Costa

Leitura e Sociedade. Alfabetização e literacia no mundo.

Estudos internacionais sobre literacia com participação portuguesa.

Estudos PISA da OCDE sobre literacia – objectivos e metodologia (Programme for International Student Assessment). Os resultados para Portugal.


Leituras:

Candeias, António (2005). Modernidade, educação, criação de riqueza e legitimação política nos séculos XIX e XX em Portugal

Olson, David (1999). Literacy. MITECS

SUMÁRIO EXECUTIVO PISA 2015 – PORTUGAL,

http://iave.pt/np4/file/310/Sum_rio_Executivo_PISA2015.pdf

http://iave.pt/np4/file/310/Relatorio_PISA2015.pdf


O oral vs. o escrito: introdução.

22 Fevereiro 2018, 10:00 Ana Isabel Mata da Silva

Diferenças entre o oral e o escrito: introdução. Leitura e análise da transcrição de um excerto do programa Antena 1 Ciência.