Sumários
Processamento do oral e do escrito.
1 Fevereiro 2023, 15:30 • Ana Isabel Mata da Silva
O oral e o escrito: processamento da informação linguística - modelo de Levelt 1989 para o falante; modelo de Perfetti 1999 para o leitor.
Sobre as apresentações orais: temas e textos disponíveis.
30 Janeiro 2023, 15:30 • Ana Isabel Mata da Silva
Início da organização das apresentações orais a realizar pelos alunos sobre textos com trabalho de investigação relevante para a UC: apresentação da lista de textos disponíveis para as apresentações até à Páscoa; breve resumo de temas a trabalhar por diferentes grupos; marcação da apresentação oral de diferentes grupos.
Introdução a diferenças entre o oral e o escrito: conclusão da aula anterior.
O oral vs. o escrito: introdução.
25 Janeiro 2023, 15:30 • Ana Isabel Mata da Silva
Diferenças entre o oral e o escrito: introdução. Exercício prático: leitura e análise da transcrição de um excerto do programa Antena 1 Ciência.
Apresentação
24 Janeiro 2023, 12:30 • Margarita Maria Correia Ferreira
Apresentação do programa da UC: objetivos, conteúdos, avaliação, bibliografia e funcionamento.
Objetivos
·
Conhecer
tipos de leitura e estratégias cognitivas e metacognitivas.
·
Identificar
as características específicas do processamento da leitura relativamente às
demais modalidades de processamento linguístico (ouvir, falar, escrever).
·
Tomar
consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos
linguísticos requeridos para atingir níveis ótimos de compreensão.
·
Reconhecer
a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea.
·
Conhecer
metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão
da língua escrita e interpretar dados da investigação.
Conteúdos
·
Ler
e ler para aprender: estratégias cognitivas e metacognitivas para a leitura.
Tipos de leitura. Tipos de textos e
suportes de leitura.
·
Língua
oral e escrita: condições de processamento e propriedades linguísticas.
·
Modalidades
de uso da língua: falar, ouvir, escrever, ler – especificidades de
processamento.
·
Da
perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura.
·
Sistemas
de escrita e compreensão; leitura e ortografia. Processamento lexical. Processamento
sintático.
·
Metodologias
de investigação sobre a compreensão da língua escrita: tempos de reação; registo
dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa; análise de fala na leitura em
voz alta.
·
Diferentes
níveis de análise do texto: níveis micro e macroestruturais.
·
Leitura
e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias.
·
Tarefas
de leitura e estratégias de compreensão.
Bibliografia[2]
Castro Caldas, Alexandre (1999). A herança de Franz Joseph Gall.
Portugal: McGraw-Hill.
Costa, M. Armanda (2006).
Compreensão e Produção da linguagem verbal. ILTEC. Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa :
FCG. ILTEC.
Dehaene, Stanislas. (2009).
Reading in the Brain: The New Science of How We Read. New
York: Penguin.
Hayles, N. Katherine (2012). How
We Think. Chicago and London: The University of Chicago Press – Ch. 3 “How
we read”.
Luegi, Paula. 2006. O registo do movimento dos olhos durante a
leitura de textos. Tese de mestrado. Lisboa: FLUL.
Morais, José (1997). A arte de ler. Lisboa: Ed. Cosmos – Cap.
2. “O leitor hábil”.
Perfetti,
Charles A. 1999. Comprehending written
language: a blueprint of the reader. Brown; Hagoort. (eds.). The Neurocognition of Language. Oxford:
Oxford University Press. 167-208.
Pollatsek,
Alexander; Treiman, Rebbeca (eds.) 2015. The
Oxford Handbook of Reading. New York: Oxford University Press.
Traxler,
Mathew J.; Gernsbacher, Morton Ann (eds.). 2006. Handbook of Psycholinguistics. 2nd edition. London,
Amsterdam, Oxford, Burlington, San Diego: Elsevier.
Wiener,
H. e Bazerman, Ch. 2006. Reading
Skills Handbook. NY: Pearson Longman, 9th ed.
Avaliação
·
Dois
testes escritos: 9 de março (quinta-feira) – 40%; 27 de abril – 50%;
·
Assiduidade,
participação nas aulas, trabalhos de casa – 10%.
[1]
Este programa
poderá sofrer ajustamentos em função das condições de funcionamento da
disciplina.
[2]
Os textos fundamentais da disciplina e outros materiais de trabalho serão
fornecidos através da plataforma Moodle.
Apresentação.
23 Janeiro 2023, 15:30 • Ana Isabel Mata da Silva
Apresentação do programa da UC: objectivos, conteúdos, bibliografia e elementos de avaliação.
Avaliação:
– Um teste escrito de avaliação de conhecimentos - 70%;
– Uma apresentação oral acompanhada de guião (sobre um texto com trabalho de investigação relevante para a UC) e participação nos trabalhos práticos propostos em aula - 30%.
Esclarecimento dos alunos sobre o modo de funcionamento da UC.
Calendarização da única prova escrita de avaliação de conhecimentos: 27/Março.
Indicação do calendário disponível para a marcação das apresentações orais: 15/Fevereiro; 22/Fevereiro; 22/Março; 29/Março; 17/Abril; 19/Abril; 24/Abril.
Indicação do horário de atendimento: quarta-feira, antes da aula, dependendo de marcação prévia por parte dos alunos.