Sumários

Processamento do oral e do escrito.

1 Fevereiro 2023, 15:30 Ana Isabel Mata da Silva


O oral e o escrito: processamento da informação linguística - modelo de Levelt 1989 para o falante; modelo de Perfetti 1999 para o leitor.

Sobre as apresentações orais: temas e textos disponíveis.

30 Janeiro 2023, 15:30 Ana Isabel Mata da Silva


Início da organização das apresentações orais a realizar pelos alunos sobre textos com trabalho de investigação relevante para a UC: apresentação da lista de textos disponíveis para as apresentações até à Páscoa; breve resumo de temas a trabalhar por diferentes grupos; marcação da apresentação oral de diferentes grupos.

Introdução a diferenças entre o oral e o escrito: conclusão da aula anterior.

O oral vs. o escrito: introdução.

25 Janeiro 2023, 15:30 Ana Isabel Mata da Silva


Diferenças entre o oral e o escrito: introdução. Exercício prático: leitura e análise da transcrição de um excerto do programa Antena 1 Ciência.

Apresentação

24 Janeiro 2023, 12:30 Margarita Maria Correia Ferreira


Apresentação do programa da UC: objetivos, conteúdos, avaliação, bibliografia e funcionamento.


A avaliação resultará da média de elementos elementos: 
1.º tese presencial - 40%
2.º teste presencial - 50%
participação e assiduidade - 10%

Todo material da disciplina é disponibilizado na plataforma Moodle.

 

Programa[1]

 

Objetivos

·         Conhecer tipos de leitura e estratégias cognitivas e metacognitivas.

·         Identificar as características específicas do processamento da leitura relativamente às demais modalidades de processamento linguístico (ouvir, falar, escrever).

·         Tomar consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos linguísticos requeridos para atingir níveis ótimos de compreensão.

·         Reconhecer a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea.

·         Conhecer metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão da língua escrita e interpretar dados da investigação.

 

 

Conteúdos

·         Ler e ler para aprender: estratégias cognitivas e metacognitivas para a leitura. Tipos de leitura.  Tipos de textos e suportes de leitura. 

·         Língua oral e escrita: condições de processamento e propriedades linguísticas.

·         Modalidades de uso da língua: falar, ouvir, escrever, ler – especificidades de processamento.

·         Da perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura.

·         Sistemas de escrita e compreensão; leitura e ortografia. Processamento lexical. Processamento sintático.

·         Metodologias de investigação sobre a compreensão da língua escrita: tempos de reação; registo dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa; análise de fala na leitura em voz alta.

·         Diferentes níveis de análise do texto: níveis micro e macroestruturais.

·         Leitura e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias.

·         Tarefas de leitura e estratégias de compreensão.

   

Bibliografia[2]

Castro Caldas, Alexandre (1999). A herança de Franz Joseph Gall. Portugal: McGraw-Hill.

Costa, M. Armanda (2006). Compreensão e Produção da linguagem verbal. ILTEC. Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa : FCG.  ILTEC.

Dehaene, Stanislas. (2009). Reading in the Brain: The New Science of How We Read. New York: Penguin.

Hayles, N. Katherine (2012). How We Think. Chicago and London: The University of Chicago Press – Ch. 3 “How we read”.

Luegi, Paula. 2006. O registo do movimento dos olhos durante a leitura de textos. Tese de mestrado. Lisboa: FLUL.

Morais, José (1997). A arte de ler. Lisboa: Ed. Cosmos – Cap. 2. “O leitor hábil”.

Perfetti, Charles A. 1999. Comprehending written language: a blueprint of the reader. Brown; Hagoort. (eds.). The Neurocognition of Language. Oxford: Oxford University Press. 167-208.

Pollatsek, Alexander; Treiman, Rebbeca (eds.) 2015. The Oxford Handbook of Reading. New York: Oxford University Press.

Traxler, Mathew J.; Gernsbacher, Morton Ann (eds.). 2006. Handbook of Psycholinguistics. 2nd edition. London, Amsterdam, Oxford, Burlington, San Diego: Elsevier.

Wiener, H. e Bazerman, Ch. 2006. Reading Skills Handbook. NY: Pearson Longman, 9th ed.

 

 

Avaliação

·         Dois testes escritos: 9 de março (quinta-feira) – 40%; 27 de abril – 50%;

·         Assiduidade, participação nas aulas, trabalhos de casa – 10%.

 



[1] Este programa poderá sofrer ajustamentos em função das condições de funcionamento da disciplina.

[2] Os textos fundamentais da disciplina e outros materiais de trabalho serão fornecidos através da plataforma Moodle.


Apresentação.

23 Janeiro 2023, 15:30 Ana Isabel Mata da Silva


Apresentação do programa da UC: objectivos, conteúdos, bibliografia e elementos de avaliação.

Avaliação:

– Um teste escrito de avaliação de conhecimentos - 70%;

– Uma apresentação oral acompanhada de guião (sobre um texto com trabalho de investigação relevante para a UC) e participação nos trabalhos práticos propostos em aula - 30%.

Esclarecimento dos alunos sobre o modo de funcionamento da UC.

Calendarização da única prova escrita de avaliação de conhecimentos:  27/Março.

Indicação do calendário disponível para a marcação das apresentações orais: 15/Fevereiro; 22/Fevereiro; 22/Março; 29/Março; 17/Abril; 19/Abril; 24/Abril.

Indicação do horário de atendimento: quarta-feira, antes da aula, dependendo de marcação prévia por parte dos alunos.