Sumários

Não hopuve aula

28 Outubro 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

O docente esteve num júri de doutoramento na Univerversidade de Cáceres (Espanha).


Construção do Estado Moderno (continuação)

24 Outubro 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Análise da frase de Luís XIV: «O Estado sou eu». Insitutucionalização do Poder. A aletração da legitimação do Poder, particularmente com o Liberalismo.  Elementos integrantes (complementares) do território; espaço aéreo, subsolo e águas terriotiais); excepções: territótio das embaixadas e bases militares. Alguns conceitos inerentes à população: nacionalidade, consciência nacional, apátrida, população. A ecolução histórica: surgimento de modelos diferentes: coincidência ou distinção entre o mesmo poder  (ou poderes) político e áreas culturais diferentes ou semelhantes..


Os alicerces do Estado Moderno

21 Outubro 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Os elementos constituintes do Estado: povo/comunidade, território e organização de um Poder. Desde a antiguidade que existem elementos que comprovam a organização da política no passado: Império Egipcío, Polis grega. O Estado Antigo: A legitimação do Poder assentavana função mágico/religiosa e linhagem. No período medieval: nas armas (defesa) e na economia (subistência). As alterações ocorridas no fim da Idade Média. Concentração do Poder nas mãos do Rei. Exemplo deo Príncipe de Maquiavel. 


Modelo Sistémico (conclusão). Início: O Estado Moderno

17 Outubro 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Esquema de David Easton: conceito da carga e sobrecarga nas exigências. A capacidade ( importância) do ajuste do sistema político às exigências: expressão e depuração das mesmas, a gregação das exigências pelos Programas partidários. A importância e origem dos apoios. Contributo de Karl Deutsch: enquadramento da cibernética e da comunicação no modelo sistémico. A reflexão do sistema pol´+itico. Factores a ter em consideração: peso, atraso, ganho e avanço. A distorção do significado da informação. A sistematização de Lapierre (1980). A divisão conceptual da política em: Polity, Politics e Policy.


A perspectiva de abordagem sistémica

14 Outubro 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Definição de sistema. David Easton e a plicação do modelo sistémico à C.P.. Aspectos inovadores e conceitos: inputs, outputs, meio ambiente, pedidos e apoios, retroacção. A utilização das funções do AGIL de Parsons (adaptação, realização de objectivos, alimentação e integração) para explicar a dinâmica do modelo sistémico. A carga e sobrecarga das exigências.