Sumários

Socialização política

7 Dezembro 2020, 12:30 João dos Santos Ramalho Cosme

Dado ter sido decretado pelo Governo Central da República tolerância de ponto, mas tendo em consideração o interesse desta subturma (TP!-A), o docente enviou por e-mail para todos os alunos inscritos os slides respeitantes às matérias: conclusão do tema dapresentado na última aula zoom (comunicação política) e o tema socialização política. Esta mesma matéria será leccionada no próximo dia 10 à subturma TP1-B. Assim, os alunos podem ir à aula da subturma A, bem como na aula zoom do dia 11 para retirar dúvidas sobre a matéria dos slides.


Comunicação política

4 Dezembro 2020, 12:30 João dos Santos Ramalho Cosme

Política e comunicação: Uma relação inevitável. Na política, como qualquer acto social, quando se quer reivindicar, persuadir ou mobilizar, é preciso comunicar. Processo de comunicação e suas componentes: emissor, receptor, mensagem, canais de transmissão e retro-alimentação. No processo de comunicação, a retroacção pode ser realizada através do «modelo telégrafo» ou através do «modelo orquestra». Explicação de cada um destes modelos. O Surgimento das tecnologias de Informação e Comunicação e respectivas consequências ao nível da comunicação política. A WWW (internet) facilitou o desenvolvimento duma rede permanente e a multi-lateralidade. Os efeitos da Comunicação de Massas (Três visões):  1- Num 1º tempo valorizou-se o papel do emissor. As massas eram um elemento passivo. Precisamente em 1939, Tchakotine publicou um livro com o título: “A violação das massas”. Nele alertava para o perigo dos demagogos usarem a comunicação a seu favor. Num segundo momento, criticou-se esta ideia dizendo que o receptor não é passivo. Defende-se, então, que o receptor tem uma palavra, pois busca o que quer. É cúmplice da comunicação. A comunicação limita-se a fortalecer as atitudes e opiniões prévias do sujeito. Actualmente, com o desenvolvimento do audiovisual, passou-se do conteúdo para a forma de transmissão desse conteúdo. O importante não é a mensagem mas o meio de a transmitir. Por esta razão, deve ter-se em conta as variáveis do processo de comunicação, como a visualização, espectacularidade, brevidade e personagem. Com a televisão condiciona-se a forma do perceber e compreender a política. É um combate entre personagens telegénicas. Quem não cumpre as condições impostas pela comunicação social é marginalizado.


Correcção teste realizado no dia 12.XI.2020

3 Dezembro 2020, 12:30 João dos Santos Ramalho Cosme

Foi entregue (os alunos observaram o seu teste devidamente corrigido) o teste relaizado no dia 12.XI.2020 e apresentada a proposta de correcção do mesmo.


Correcção do teste realizado no dia 9.XI.2020

30 Novembro 2020, 12:30 João dos Santos Ramalho Cosme

Dado ter sido dado tolerância de ponto pelo Governo da República, e como estava programado - já combinado com os alunos - que esta aula seria para comunicar as notas do referido teste e proceder à apresentação dos tópicos que estiveram subjacentes à correcção, foi enviado a todos os alunos, em PDF, uma grelha com esses mesmo tópicos. Também a título individual - privacidade de dados - as nortas dos testes foram enviadas indiviidualmente aos alunos que fizeram o respectivo teste.


Funções dos sistemas eleitorais

27 Novembro 2020, 12:30 João dos Santos Ramalho Cosme

1- Expressar em votos [Gerar participação] as preferência políticas do eleitorado (eleger um programa político e exercer influência política);   2- Produzir representação (seleccionar as elites políticas e eleger os lideres, aprovar um mandato representativo e reflectir o pluralismo da Sociedade no seio das Instituições políticas); 3- Propiciar Governo (criar apoio político que sustente o Governo, criar uma oposição parlamentar que controle a acção do Governo, estabelecer a orientação geral das políticas públicas); 4- Oferecer legitimidade (legitimar o sistema politico, o sistema de partidos e o Governo, estabelecer uma comunicação política mediante a interacção entre a opinião pública e o Poder Político, formar no eleitorado uma cultura política).