Sumários

Perspectiva Funcionalista (conclusão) e perspectiva sistémica

19 Fevereiro 2021, 17:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Funções manisfestas e latentes. P +rincípio do equivalente funcional. Gabriel Almond e e a Função Tribunícia do PC dos EUA. David Easton (1954), aplica o modelo sistémico, pela primeira vez, à Ciência Política. Conceitos: Meio Ambiente = Sociedade própria (temos que saber quais as suas características); Inputs = a Sociedade também se manifesta no Sistema Político; Outputs = o Sistema político expele medidas para a Sociedade; Pedidos = ou exigências /discordâncias; Apoios = acordos.


Férias de Carnaval

15 Fevereiro 2021, 14:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Segundo o calendário lectivo divulgado on line pela Faculdade de Letras, no dia 15 de Fevereiro de 2021, eram férias de Carnaval.


Férias de Carnaval

15 Fevereiro 2021, 11:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Segundo o calendário lectivo divulgado on line pela Faculdade de Letras, no dia 15 de Fevereiro de 2021, eram férias de Carnaval.


Perspectivas de Abordagem: Racionalista e Funcionalista

12 Fevereiro 2021, 17:00 João dos Santos Ramalho Cosme

A defesa da teoria Racionalista por Adriano Moreira. Esta teoria defende a acção/papel do indivíduo mas diz que este não decide emocionalmente, mas racionalmente. Óptica globalizante: deve dar-se atenção ao binómio: contexto/ambiente da decisão e objectivos da mesma. O recurso à Teoria dos Jogos. Esta teoria determinou a necessidade de um plano de execução (estratégia) onde se define o momento e as formas de actuação, nada pode ser deixado ao acaso. O único acaso é o não conhecimento da reacção daqueles em quem recai a decisão. Perspectiva funcionalista: influência da biologia. A dimensão institucional: Os agentes nas suas atitudes políticas estão condicionados pelas suas funções. Talcott Parsons (1902-1979) e as quatro funções básicas do sistema social (AGIL): 1ª Ser capaz de se adaptar ao seu ambiente e juntar recursos suficientes para o fazer; 2ª Delinear e implementar objectivos e mecanismos para os alcançar; 3ª Estar integrado e os vários subsistemas deverão estar coordenados de modo efectivo; 4ª tem de ter maneiras de se preservar e de transmitir os seus valores e cultura às novas gerações.


A evolução histórica da Ciência Política. O individualismo metodológico

8 Fevereiro 2021, 14:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Em França: 1871, Emile Boutmy, 1945 instituiu-se a Fondation Nationale des sciences politiques (Fundação Nacional de Ciências Políticas); criação de institutos políticos em várias cidades francesas (Paris, Strasbourg, Grenoble, Lyon, Toulouse, Bordeaux, Alger e Aix-Marseille, 1951 publicação da Revue française de Science Politique (Revista Francesa de Ciência Politica). Em Inglaterra: 1895, fundação da London School of Economics and Political Science e consequente produção de vários estudos nesta área. Em 1948, a UNESCO estabelecia
o seguinte plano de estudos ´da dinâmica política; renovados em 1973. A metodologia e o conhecimento científico da realidade política. Início do estudo das perspectivas de abordagem (Approaches): o individualismo metodológico. A valorização da intervenção do líder/chefe.