Sumários
Micropaisagem: entre a palavra poética e o olhar cinematográfico
12 Maio 2025, 09:30 • Elisabete Ferreira Marques
A aula foi dedicada à conclusão da visualização de Uma Abelha na Chuva, de Fernando Lopes, seguida de uma reflexão aprofundada sobre as relações entre literatura e cinema no contexto da paisagem. Leu-se uma entrevista do realizador onde este afirma ter sido mais influenciado pelo livro de poemas Micropaisagem, de Carlos de Oliveira, do que pelo próprio romance homónimo. A leitura e análise de um ou dois poemas dessa obra permitiram explorar de que modo a paisagem literária (fragmentária, sensorial) pode inspirar uma paisagem cinematográfica que se constrói menos pela narrativa e mais pelo olhar. Discutiu-se, assim, o que significa filmar uma paisagem poética e como o cinema pode traduzir, recriar ou reinscrever sensibilidades próprias da linguagem literária.
Paisagem e interioridade em Uma Abelha na Chuva
7 Maio 2025, 09:30 • Elisabete Ferreira Marques
A aula foi dedicada ao início da abordagem do filme Uma Abelha na Chuva, de Fernando Lopes. Antes da visualização, a docente retomou alguns dos aspectos discutidos na aula anterior relativamente à noção de paisagem, reforçando a sua pertinência na leitura do cinema português. Procedeu-se à contextualização histórica e estética do filme, bem como do romance homónimo de Carlos de Oliveira que lhe serve de base, sublinhando o modo como a adaptação cinematográfica dialoga com o universo literário neorrealista e com a paisagem enquanto expressão de uma interioridade subjetiva. A aula culminou com o início da exibição do filme.
A paisagem como elemento estruturante no Cinema Português
5 Maio 2025, 09:30 • Elisabete Ferreira Marques
A aula foi dedicada à introdução da noção de paisagem, central à abordagem proposta para o estudo do cinema português. Procedeu-se a uma reflexão sobre a origem e evolução do conceito, bem como às suas articulações com outras artes, em particular a pintura e a literatura, onde a paisagem ganha forma como construção cultural e estética. A docente facultou uma seleção de textos teóricos fundamentais, dos quais foram lidos e discutidos alguns excertos. A partir dessa base, analisaram-se os diversos papéis que a paisagem pode assumir no discurso cinematográfico: como enquadramento espacial, como presença com traços de personagem e como signo simbólico portador de sentidos múltiplos.
"O Pão" (Manoel de Oliveira, 1963, 28')
30 Abril 2025, 09:30 • Filipa Raposo do Amaral Ribeiro do Rosário
Dois visionamentos de "O Pão";
Aula com realizador Paulo Carneiro
28 Abril 2025, 09:30 • Filipa Raposo do Amaral Ribeiro do Rosário
Conversa com realizador Paulo Carneiro.