Sumários

Apresentação dos objectivos da UC, programa, bibliografia, elementos e critérios de avaliação.

16 Setembro 2024, 15:30 Maria Celeste Matias Rodrigues


Compreensão e Produção do Português Oral

 

Objetivos: aquisição de conhecimentos básicos sobre as unidades e os processos implicados na compreensão e na produção do Português Europeu oral; iniciação no uso de metodologias de recolha e análise de dados empíricos; desenvolvimento de competências de produção e compreensão de fala em contextos formais.

Programa

 

1. Treino da compreensão e da produção oral

1.1. A oralidade e a escrita

1.2. Estilos de fala: espontâneo e controlado

1.3. Estratégias de compreensão e produção da fala

1.4. Metodologias de registo da fala

2. Propriedades do oral

2.1. A palavra como unidade central do processamento linguístico

2.2. Unidades inferiores à palavra

2.3. Unidades superiores à palavra

2.4. Processos linguísticos típicos do oral

3. Metodologias de gravação, recolha e análise da fala.

 

Bibliografia

 

Aitchison, J. (2003). Words in the mind. An Introduction to the Mental Lexicon. Oxford: Blackwell.

Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Freitas, M. J., C. Rodrigues, T. Costa & A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.

Fromkin, V., Rodman. R. & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson.

Levelt, W. J. M. (1989). Speaking: From Intention to Articulation. Cambridge, MA: MIT Press.

Mateus, M. H. M. & F. Bacelar (org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial Caminho.

Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005].

 

Avaliação

1. Elementos de avaliação - dois testes escritos (ou um teste e um trabalho), participação ativa nas aulas e outros exercícios realizados. Datas previstas dos testes: 06.11.24 e 16.12.2024.

2. Critérios de avaliação - a nota final resulta da média das notas das provas escritas com a ponderação dos restantes elementos de avaliação, procurando refletir o desempenho global do aluno.