Sumários
Abertura do ano académico na FLUL
30 Setembro 2024, 15:30 • Maria Celeste Matias Rodrigues
Abertura do ano académico na FLUL
Sistematização e caracterização de tipos de discurso oral.
25 Setembro 2024, 15:30 • Maria Celeste Matias Rodrigues
Sistematização e caracterização de tipos de discurso oral.
A compreensão e a produção da fala
23 Setembro 2024, 15:30 • Maria Celeste Matias Rodrigues
A compreensão e a produção da fala.
Exercício prático para colocação do problema de comunicação em foco na UC, a compreensão e a produção.
18 Setembro 2024, 15:30 • Maria Celeste Matias Rodrigues
Exercício prático para colocação do problema de comunicação em foco na UC, a compreensão e a produção.
Apresentação dos objectivos da UC, programa, bibliografia, elementos e critérios de avaliação.
16 Setembro 2024, 15:30 • Maria Celeste Matias Rodrigues
Compreensão
e Produção do Português Oral
Objetivos: aquisição de conhecimentos básicos sobre as unidades e os
processos implicados na compreensão e na produção do Português Europeu oral;
iniciação no uso de metodologias de recolha e análise de dados empíricos; desenvolvimento
de competências de produção e compreensão de fala em contextos formais.
Programa
1. Treino da compreensão e
da produção oral
1.1.
A oralidade e a escrita
1.2.
Estilos de fala: espontâneo e controlado
1.3.
Estratégias de compreensão e produção da fala
1.4.
Metodologias de registo da fala
2. Propriedades do oral
2.1.
A palavra como unidade central do processamento linguístico
2.2.
Unidades inferiores à palavra
2.3.
Unidades superiores à palavra
2.4.
Processos linguísticos típicos do oral
3. Metodologias de gravação,
recolha e análise da fala.
Bibliografia
Aitchison, J. (2003). Words in the mind. An Introduction to the Mental
Lexicon. Oxford:
Blackwell.
Duarte, I. (2000).
Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Freitas, M. J., C.
Rodrigues, T. Costa & A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das
palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.
Fromkin, V., Rodman. R. & N. Hyams (2007). An Introduction to
Language. Boston: Thomson.
Levelt, W. J. M. (1989). Speaking: From Intention to Articulation. Cambridge, MA: MIT
Press.
Mateus, M. H. M.
& F. Bacelar (org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial
Caminho.
Mateus, M. H. M., I.
Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa:
Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005].
Avaliação
1. Elementos de avaliação - dois testes escritos (ou um teste e um trabalho), participação ativa nas aulas e outros exercícios realizados. Datas previstas dos testes: 06.11.24 e 16.12.2024.
2.
Critérios de avaliação - a nota final resulta da média das notas das provas
escritas com a ponderação dos restantes elementos de avaliação, procurando
refletir o desempenho global do aluno.