Apresentação

22 Setembro 2015, 14:00 Maria Celeste Matias Rodrigues

Apresentação dos objetivos, programa, bibliografia, avaliação e critérios de avaliação.

Objectivos de aprendizagem:

Pretende-se com esta disciplina que os alunos:

- Adquiram conhecimentos básicos sobre as unidades e os processos implicados na compreensão e na produção do Português Europeu oral;

- Se iniciem em metodologias de recolha e de análise de dados empíricos.

- Desenvolvam competências de produção e compreensão de fala em contextos

Conteúdos programáticos:

1. A oralidade versus a escrita

1.1. Propriedades da oralidade

1.2. Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral

1.3. Metodologias de recolha, de registo e de análise do oral

2. Da intenção comunicativa à produção de enunciados orais

2.1. Bases biológicas para a produção de fala

2.2. Produção e planeamento da fala

2.3. Estratégias e treino de produção

3. Da percepção auditiva à compreensão da mensagem verbal

3.1. Bases biológicas para a percepção de fala

3.2. Compreensão da fala

3.3. Estratégias e treino de compreensão

4. Unidades de processamento linguístico

4.1. A palavra como unidade central de processamento da fala

4.2. Unidades inferiores à palavra

4.3. Unidades superiores à palavra

Bibliografia:

Aitchison, J (2003). Words in the mind. An Introduction to the Mental Lexicon. Oxford: Blackwell.

Cornbleet, S. & R. Carter (2001). The Language of Speech and Writing. London: Routledge.

Correia, M. & L. San Payo Lemos (2005). Inovação Lexical em Português. Lisboa: APP/Colibri.

Cutler, A. (2005) Twenty-first Century Psycholinguistics. Four Cornerstones. Hillsdale, New Jersey: Lawrence & Erlbeaum Associates.

Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Edwards, J. A. & M. D. Lampert (eds.) (1993). Talking Data: Transcription and Coding in Discourse Research. Hillsdale NJ: Lawrence Erlbaum.

Faria, I. H., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (orgs.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.

Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson.

Levelt, W. J. M. (1989). Speaking: From Intention to Articulation. Cambridge, MA: MIT Press.

Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.

Pisoni, D. B. & R. E. Remez (eds.) (2005). The Handbook of Speech Perception. Oxford: Blackwell.

Rost, M. (2002). Teaching and Researching Listening. Harlow: Longman, Pearson Education.

(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)

Elementos e critérios de avaliação:

A avaliação é feita com base em dois testes presenciais (3 de Novembro e 15 de Dezembro), uma exposição oral e a ponderação do comportamento exibido em aula (participação, realização de trabalhos práticos, assiduidade, etc.).