Sumários
27 Fevereiro 2018, 12:00
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Ana Isabel Mata da Silva
Sistematização de
características distintivas da oralidade e da escrita, partindo do trabalho
prático realizado pelos alunos na aula anterior.
22 Fevereiro 2018, 16:00
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Maria Celeste Matias Rodrigues
Propriedades
Distintivas da Linguagem Humana
22 Fevereiro 2018, 12:00
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Ana Isabel Mata da Silva
Realização de uma ficha de
trabalho sobre diferenças entre o oral e o escrito. Audição de um diálogo do corpus CORAL para uma análise
de propriedades da oralidade.
20 Fevereiro 2018, 16:00
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Maria Celeste Matias Rodrigues
Apresentação do programa e da bibliografia.Elementos e critérios de avaliação
Objetivos
Pretende-se com esta disciplina que
os alunos:
– Adquiram
conhecimentos básicos sobre as
unidades e os processos implicados na compreensão e na produção do Português
Europeu oral.
– Se
iniciem em metodologias de recolha
e de análise de dados empíricos.
–
Desenvolvam competências de
produção e compreensão de fala em contextos formais.
Programa
1. A oralidade versus a escrita
1.1. Propriedades da oralidade
1.2. Tipos de fala: espontâneo,
preparado e leitura oral
1.3. Metodologias de recolha, de
registo e de análise do oral
2. Da intenção comunicativa à
produção de enunciados orais
2.1. Bases biológicas para a
produção de fala
2.2. Produção e planeamento da fala
2.3. Estratégias e treino de
produção
3. Da percepção auditiva à
compreensão da mensagem verbal
3.1. Bases biológicas para a
percepção de fala
3.2. Compreensão da fala
3.3. Estratégias e treino de
compreensão
4. Unidades de processamento
linguístico
4.1. A palavra como unidade central
de processamento da fala
4.2. Unidades inferiores à palavra
4.3. Unidades superiores à palavra
Bibliografia
Aitchison, J
(2003). Words
in the mind. An Introduction to the Mental Lexicon.
Oxford: Blackwell.
Cornbleet, S.
& R. Carter (2001). The Language of Speech and Writing. London: Routledge.
Correia, M. & L. San Payo
Lemos (2005). Inovação
Lexical em Português.
Lisboa:
APP/Colibri.
Cutler,
A. (2005) Twenty-first Century Psycholinguistics. Four Cornerstones. Hillsdale, New Jersey: Lawrence & Erlbeaum Associates.
Duarte, I. (2000). Língua
Portuguesa. Instrumentos de Análise.
Lisboa: Universidade Aberta.
Faria,
I. H., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (orgs.) (1996). Introdução
à Linguística Geral e Portuguesa.
Lisboa: Caminho.
Freitas, M. J. C. Rodrigues, T.
Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das
palavras, Cadernos de Língua Portuguesa,
Edições Colibri, APP, Lisboa.
Fromkin, V.,
R. Rodman & N. Hyams
(2007). An
Introduction to Language.
Boston: Thomson.
Levelt, W.
J. M. (1989). Speaking: From Intention to Articulation. Cambridge, MA: MIT Press.
Mateus, M. H. M., I. Falé
& M. J. Freitas (2016).
Fonética
e Fonologia do Português.
Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005].
Pisoni, D. B. & R. E. Remez
(eds.) (2005).
The Handbook of Speech Perception. Oxford: Blackwell.
Rost, M.
(2002). Teaching
and Researching Listening.
Harlow: Longman, Pearson Education.
(Ao longo do semestre, será
sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)
AvaliaçãoA avaliação
é feita com base em dois testes presenciais, duas
exposições orais e o
comportamento exibido em aula (participação, realização de trabalhos práticos,
assiduidade, etc.). Dias dos testes:
Teste 1 – 17-4-2018 e Teste 2 – 29-5-2018.Data das exposições orais - a
combinar no dia 13 de Março
20 Fevereiro 2018, 12:00
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Ana Isabel Mata da Silva
Apresentação do programa da
cadeira: objectivos, conteúdos, bibliografia e elementos de avaliação.
Avaliação:
– Dois testes escritos de avaliação de
conhecimentos - 70%;
– Uma apresentação oral
acompanhada de guião (sobre um pequeno trabalho de iniciação à investigação
sobre o Português Europeu oral) e realização dos trabalhos práticos propostos em aula – 30%.
NB: A falta de um dos elementos
de avaliação previstos (seja a apresentação oral presencial ou um dos testes
escritos) corresponderá a zero valores no cálculo da avaliação final obtida na
UC.
Calendarização das duas provas
escritas de avaliação de conhecimentos: 12 de Abril e 24 de Maio.
Início da organizaçao das apresentações orais a realizar
pelos alunos; indicação do
calendário disponível para a marcação da apresentação de cada grupo: 20/Março;
22/Março; 24/Abril; 26/Abril; 17/Maio; 22/Maio.