Sumários

A oralidade vs. a escrita: conclusão da aula anterior.

27 Fevereiro 2018, 12:00 Ana Isabel Mata da Silva

Sistematização de características distintivas da oralidade e da escrita, partindo do trabalho prático realizado pelos alunos na aula anterior.


Propriedades Distintivas da Linguagem Humana

22 Fevereiro 2018, 16:00 Maria Celeste Matias Rodrigues

Propriedades Distintivas da Linguagem Humana


A oralidade vs. a escrita: introdução.

22 Fevereiro 2018, 12:00 Ana Isabel Mata da Silva

Realização de uma ficha de trabalho sobre diferenças entre o oral e o escrito. Audição de um diálogo do corpus CORAL para uma análise de propriedades da oralidade.


Apresentação

20 Fevereiro 2018, 16:00 Maria Celeste Matias Rodrigues

Apresentação do programa e da bibliografia.Elementos e critérios de avaliação
Objetivos

Pretende-se com esta disciplina que os alunos: 
– Adquiram conhecimentos básicos sobre as unidades e os processos implicados na compreensão e na produção do Português Europeu oral. 
– Se iniciem em metodologias de recolha e de análise de dados empíricos. 
– Desenvolvam competências de produção e compreensão de fala em contextos formais.
Programa
1. A oralidade versus a escrita
1.1. Propriedades da oralidade
1.2. Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral
1.3. Metodologias de recolha, de registo e de análise do oral 
2. Da intenção comunicativa à produção de enunciados orais 
2.1. Bases biológicas para a produção de fala 
2.2. Produção e planeamento da fala 
2.3. Estratégias e treino de produção
3. Da percepção auditiva à compreensão da mensagem verbal 
3.1. Bases biológicas para a percepção de fala 
3.2. Compreensão da fala 
3.3. Estratégias e treino de compreensão 
4. Unidades de processamento linguístico 
4.1. A palavra como unidade central de processamento da fala 
4.2. Unidades inferiores à palavra 
4.3. Unidades superiores à palavra
Bibliografia 
Aitchison, J (2003). Words in the mind. An Introduction to the Mental Lexicon. Oxford: Blackwell. 
Cornbleet, S. & R. Carter (2001). The Language of Speech and Writing. London: Routledge. 
Correia, M. & L. San Payo Lemos (2005). Inovação Lexical em Português. Lisboa: APP/Colibri. 
Cutler, A. (2005) Twenty-first Century Psycholinguistics. Four Cornerstones. Hillsdale, New Jersey: Lawrence & Erlbeaum Associates. 
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta. 
Faria, I. H., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (orgs.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.
Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson. 
Levelt, W. J. M. (1989). Speaking: From Intention to Articulation. Cambridge, MA: MIT Press. 
Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005]. 
Pisoni, D. B. & R. E. Remez (eds.) (2005). The Handbook of Speech Perception. Oxford: Blackwell. 
Rost, M. (2002). Teaching and Researching Listening. Harlow: Longman, Pearson Education. 
(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)
Avaliação
A avaliação é feita com base em dois testes presenciais, duas exposições orais e o comportamento exibido em aula (participação, realização de trabalhos práticos, assiduidade, etc.). Dias dos testes: 
Teste 1 – 17-4-2018  e Teste 2 – 29-5-2018.
Data das exposições orais - a combinar no dia 13 de Março


Apresentação.

20 Fevereiro 2018, 12:00 Ana Isabel Mata da Silva

Apresentação do programa da cadeira: objectivos, conteúdos, bibliografia e elementos de avaliação.

Avaliação:

– Dois testes escritos de avaliação de conhecimentos - 70%;

– Uma apresentação oral acompanhada de guião (sobre um pequeno trabalho de iniciação à investigação sobre o Português Europeu oral) e realização dos trabalhos práticos propostos em aula  – 30%.

NB: A falta de um dos elementos de avaliação previstos (seja a apresentação oral presencial ou um dos testes escritos) corresponderá a zero valores no cálculo da avaliação final obtida na UC.


Calendarização das duas provas escritas de avaliação de conhecimentos: 12 de Abril e  24 de Maio.

Início da organizaçao das apresentações orais a realizar pelos alunos; indicação do calendário disponível para a marcação da apresentação de cada grupo: 20/Março; 22/Março; 24/Abril; 26/Abril; 17/Maio; 22/Maio.