Sumários

Apresentação

24 Janeiro 2022, 14:00 Maria Celeste Matias Rodrigues

1. Apresentação dos objetivos, programa, bibliografia e elementos de avaliação. Organização geral do funcionamneto da disciplina.

2. Características da linguagem humana.

Programa

1.      1. Treino da produção e compreensão do oral

- A     1.1 Oralidade versus a escrita

1.2     1.2 Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral

         1.3 Estratégias e treino de produção

         1.4 Estratégias e treino de compreensão

         1.5  Metodologias de registo e de análise do oral

 

2.      2.  Propriedades do oral

             2.1A palavra como unidade central de processamento da fala

            2.2 Unidades inferiores à palavra

             2.3 Unidades superiores à palavra

             2.4 Processos linguísticos típicos do oral

             Bibliografia

Aitchison, J. (2003). Words in the mind. An Introduction to the Mental Lexicon. Oxford: Blackwell.

Cornbleet, S. & R. Carter (2001). The Language of Speech and Writing. London: Routledge.

Correia, M. & L. San Payo Lemos (2005). Inovação Lexical em Português. Lisboa: APP/Colibri.

Cutler, A. (2005). Twenty-first Century Psycholinguistics. Four Cornerstones. Hillsdale, New Jersey: Lawrence & Erlbeaum Associates.

Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Faria, I. H., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (orgs.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.

Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson.

Levelt, W. J. M. (1989). Speaking: From Intention to Articulation. Cambridge, MA: MIT Press.

Mateus, M. H. M. & F. Bacelar (org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial Caminho.

Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005].

Pisoni, D. B. & R. E. Remez (eds.) (2005). The Handbook of Speech Perception. Oxford: Blackwell.

Rost, M. (2002). Teaching and Researching Listening. Harlow: Longman, Pearson Education.

Segura, L. (2013). Variedades dialetais, In Raposo et al. Gramática do Português, vol 1, Lisboa: CLUL-FCG, 85-142.

(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)


Avaliação

  • Um teste de avaliação global de conhecimentos (50%): 04.05.2021.
  • Participação nos trabalhos práticos propostos em aula, que incluem, pelo menos, uma prova de transcrição fonética e uma apresentação oral acompanhada de guião/ppt (50%) em grupo de dois elementos, com preparação e agendamento prévios.