Sumários
Apresentação
24 Janeiro 2022, 14:00 • Maria Celeste Matias Rodrigues
1. Apresentação dos objetivos, programa, bibliografia e elementos de avaliação. Organização geral do funcionamneto da disciplina.
1. 1. Treino da produção e compreensão do oral
- A 1.1 Oralidade versus a escrita
1.2 1.2 Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral
1.3 Estratégias e treino de produção
1.4 Estratégias e treino de compreensão
1.5 Metodologias de registo e de análise do oral
2. 2. Propriedades do oral
2.1A palavra como unidade central de processamento da fala
2.2 Unidades inferiores à palavra
2.3 Unidades superiores à palavra
2.4 Processos linguísticos típicos do oral
Bibliografia
Aitchison, J. (2003). Words in the mind. An Introduction to the
Mental Lexicon. Oxford: Blackwell.
Cornbleet,
S. & R. Carter (2001). The Language
of Speech and Writing. London:
Routledge.
Correia, M. & L. San Payo Lemos
(2005). Inovação Lexical em Português.
Lisboa:
APP/Colibri.
Cutler,
A. (2005). Twenty-first Century
Psycholinguistics. Four Cornerstones. Hillsdale,
New Jersey: Lawrence & Erlbeaum Associates.
Duarte,
I. (2000). Língua Portuguesa.
Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Faria,
I. H., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (orgs.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa.
Lisboa: Caminho.
Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa
e A. Castelo (2012). Os sons que estão
dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP,
Lisboa.
Fromkin, V., R. Rodman & N.
Hyams (2007). An Introduction to Language.
Boston: Thomson.
Levelt,
W. J. M. (1989). Speaking: From Intention
to Articulation. Cambridge, MA: MIT
Press.
Mateus, M. H. M. & F. Bacelar
(org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial Caminho.
Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J.
Freitas (2016). Fonética e Fonologia do
Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005].
Pisoni, D. B. & R. E. Remez (eds.) (2005). The Handbook of Speech Perception.
Oxford: Blackwell.
Rost,
M. (2002). Teaching and Researching
Listening. Harlow: Longman, Pearson Education.
Segura, L. (2013). Variedades dialetais,
In Raposo et al. Gramática do Português, vol 1, Lisboa: CLUL-FCG,
85-142.
(Ao longo do semestre, será sugerida
bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)
Avaliação
- Um teste de avaliação global de
conhecimentos (50%): 04.05.2021.
- Participação nos trabalhos
práticos propostos em aula, que incluem, pelo menos, uma prova de
transcrição fonética e uma apresentação oral acompanhada de guião/ppt
(50%) em grupo de dois elementos, com preparação e agendamento prévios.