Sumários
Apresentação da unidade curricular.
13 Setembro 2022, 15:30 • Maria João dos Reis de Freitas
Apresentação da unidade curricular (apresentação sumária, dado tratar-se de UC do 1º ano, com entrada de mais alunos prevista para a aula seguinte).
Apresentação e planificação das atividades.
12 Setembro 2022, 12:30 • Maria Celeste Matias Rodrigues
Apresentação e planificação das atividades.
Programa de Compreensão e Produção do
Português Oral
2022-23, S1 - TP2
1.
Treino
da produção e compreensão do oral
1.1. A oralidade versus a escrita
1.2. Tipos de fala: espontâneo, preparado e
leitura oral
1.3. Estratégias e treino de produção
1.4. Estratégias e treino de compreensão
1.5. Metodologias de registo e de análise
do oral
2.
Propriedades
do oral
2.1. A palavra como
unidade central de processamento da fala
2.2. Unidades inferiores à palavra
2.3. Unidades superiores à palavra
2.4. Processos linguísticos típicos do
oral
Bibliografia
Aitchison,
J. (2003). Words in the mind. An
Introduction to the Mental Lexicon. Oxford: Blackwell.
Cornbleet,
S. & R. Carter (2001). The Language
of Speech and Writing. London:
Routledge.
Correia, M. & L. San Payo Lemos
(2005). Inovação Lexical em Português.
Lisboa:
APP/Colibri.
Cutler,
A. (2005). Twenty-first Century
Psycholinguistics. Four Cornerstones. Hillsdale,
New Jersey: Lawrence & Erlbeaum Associates.
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade
Aberta.
Faria, I. H., E. Pedro, I. Duarte &
C. Gouveia (orgs.) (1996). Introdução à
Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Freitas, M. J.
C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os
sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições
Colibri, APP, Lisboa.
Fromkin,
V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An
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Levelt,
W. J. M. (1989). Speaking: From Intention
to Articulation. Cambridge, MA: MIT
Press.
Mateus, M. H. M. & F. Bacelar
(org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial Caminho.
Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J.
Freitas (2016). Fonética e Fonologia do
Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005].
Pisoni, D. B. & R. E. Remez (eds.) (2005). The Handbook of Speech Perception.
Oxford: Blackwell.
Rost,
M. (2002). Teaching and Researching
Listening. Harlow: Longman, Pearson Education.
Segura, L. (2013). Variedades dialetais,
In Raposo et al. Gramática do Português, vol 1, Lisboa: CLUL-FCG,
85-142.
(Ao longo do semestre, será sugerida
bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)