Sumários

O discurso sobre as artes da pintura e da escultura no Libro del Cortegiano.

21 Maio 2018, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

A importância da pintura no diálogo de Castiglione: o Libro del Cortegiano como "retrato" da corte de Urbino; as artes e o "perfetto cortegiano".

A discussão sobre a pintura e a escultura (o paragone e sua solução): figuras intervenientes e construção do debate; argumentos em jogo, traços para uma teorização; modelos e valores das artes (Antigos e Modernos; o destaque de Rafael e Miguel Ângelo); a pintura e as artes liberais; a "máquina do mundo" como pintura de Deus.   

Francisco de Holanda, leitor de Castiglione; a viagem a Itália como experiência de formação; a preparação do Livro das Antigualhas;  a Itália como "mãe" de todas as ciências; leitura e comentário do introito dos Diálogos em Roma.


A poesia amorosa no Renascimento Português 2

17 Maio 2018, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

Luís de Camões.
Leitura e análise de uma seleção de poemas amorosos.


O discurso amoroso em Il libro del Cortegiano.

16 Maio 2018, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

O Amor, tema maior da cultura renascentista: textos, imagens, tradições; Cupido cego e Cupido vidente.

Pietro Bembo, personagem de Il libro del Cortegiano: para uma reflexão sobre as escolhas de Castiglione. A valorização de Gli Asolani e da lição neoplatónica; Amor, "disio di bellezza".

O discurso de Bembo: da exposição racional ao êxtase; palavra e representação.

Il libro del Cortegiano: o jogo do diálogo e a divulgação de doutrina filosófica. 



A poesia amorosa no Renascimento Português.

14 Maio 2018, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

Francisco de Sá de Miranda: introdução à sua poesia amorosa.
Leitura e análise de uma selecção de poemas amorosos.


Il libro del Cortegiano: Fortuna e poder.

14 Maio 2018, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

O conceito de Fortuna, no Principe de Maquiavel e no Cortegiano de Castiglione.

Imagens da Fortuna: tradições e mundividência na cultura do Renascimento.

"Ser Príncipe": eloquência da linguagem figurada; a expressão de um desejo de ordem, equilíbrio e justa proporção.

Marcas neoplatónicas no pensamento político de Castiglione: o Príncipe e a "cadeia" de amor.