Sumários

Il libro del cortegiano: para uma definição da "austera strada della virtú".

2 Maio 2018, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Il libro del Cortegiano: a organização da obra; quatro livros, diversas possibilidades de articulação.

Exploração de vários passos dos livros I e II da obra de Castiglione: a imagem pública do "cortegiano"; processos de mimetismo e metamorfose; o jogo da adaptação.

Dissimulação, simulação, sublimação: para uma definição da "austera strada della virtú" (IV, X); a arte de agradar como meio para influenciar; o cortesão como "institutor del principe"; o mito da Idade de Ouro e o sonho da perfeição.

A Idade de Ouro segundo Lucas Cranach: o valor da paz, da concórdia, da abundância e do amor.


O renascimento e a construção das identitades nacionais europeias

30 Abril 2018, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

A recuperação dos autores antigos e a re-nomeação da pátria: de Portugal para a Lusitânia.
Um aspecto crucial da REspublica Litterarum dos humanistas: a função política da redescoberta dos autores clássicos.
Leitura e análise e trechos da obra "As Antiguidades da Lusitânia".


A arte de dissimular em Il Libro del Cortegiano.

30 Abril 2018, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Continuação do trabalho realizado na aula anterior: o conceito de "sprezzatura" (comentário de I, XXVI-XXVII); suas raízes clássicas (Ovídio, Cícero); sua projecção na obra de Castiglione.

A vida áulica e a arte da dissimulação: formas de autocontrole; a construção de uma persona; os mil rostos de Proteu.

  


A obra de André de Resende

26 Abril 2018, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

Maria Luísa Rsende, doutoranda da Flul sob a minha orientação, apresentou uma introdução à vida e obra do autor renascentista, André de Resende, observando a relevância da história da construção identitária portuguesa.


Os Descubrimentos Portugueses hoje

23 Abril 2018, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

Discussão sobre a ausência/presença do passado renascentista na actual cultura portuguesa.
Os Descobrimentos como problema: exaltação patriótica?
Debate na aula.