Sumários

Poder e filosofia em Il libro del cortegiano.

26 Outubro 2021, 09:30 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Desenvolvimento do trabalho da aula anterior: Castiglione, leitor de Maquiavel; sinais de intertextualidade, formas de refutação.
Modelos para o "institutor del principe": Aristóteles e Platão. O cortesão - um filósofo?
O sonho de uma ordem perfeita: do mito da aetas aurea à palavra do Evangelho (João, 10, 16).


Cortesania: os fins justificam os meios?

21 Outubro 2021, 09:30 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Uma teleologia: dos meios à finalidade do homem de corte. Para uma comparação dos livros I, II e IV.
A figura do "institutor del principe": formas de sublimação da imagem do homem de corte.
Sinais de um diálogo em surdina: Castiglione vs Macchiavelli.
A construção de um speculum principis em Il Libro del Cortegiano.


A querela sobre as mulheres em Il Libro del Cortegiano.

19 Outubro 2021, 09:30 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

"A donna di pallazzo" em Il Libro del Cortegiano: lugar e desempenho das personagens femininas; o discurso misógino e a defesa das mulheres.
Il Libro del Cortegiano: um elo numa vasta tradição. Os exemplos de Boccaccio e de Ariosto.
Pontos de vista antagónicos, vozes dissonantes: para uma leitura do livro III de Il Libro del Cortegiano.


Mesura e licença em Il libro del cortegiano.

14 Outubro 2021, 09:30 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Desenvolvimento dos tópicos tratados na aula anterior: o cortesão como construtor da sua imagem; máscara e liberdade; a corte como teatro.
Exploração do livro II de Il libro del cortegiano.
A arte de dizer: "urbanitas" e agudeza; discretas tensões; o desejo de mesura e a experiência da transgressão; implícito e explícito.


O problema da representação em Il libro del cortegiano.

12 Outubro 2021, 09:30 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Aspectos da representação de um jogo: género, personagens, relações. Sentido e valor das escolhas do autor.
O tratamento dado à questão da língua e ao "paragone" das artes (pintura e escultura): natura e ars; a importância dos modelos.
Simular e dissimular: ser vs parecer? A construção de uma imagem como poiesis; formas de encenação e controle; a vida áulica como teatro.
Tradição anti-áulica e pessimismo antropológico.