Sumários

"Formare con parole il perfetto cortegiano": para uma leitura do livro I de Il libro del cortegiano.

3 Outubro 2022, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Marcação de trabalho: conforme anunciado na primeira aula, os alunos deverão elaborar um trabalho escrito (a entregar até 21 de Novembro), que poderá ser, à escolha: a) uma recensão crítica de um dos textos disponibilizados, para este efeito, na pasta de Cultura Renascentista; um comentário sobre as dedicatórias a Alfonso Ariosto, incluídas no início de cada um dos quatro livros que formam Il libro del cortegiano
O que é uma recensão crítica? Linhas de orientação; a importância da leitura atenta e da redacção cuidada.
"Formare con parole il perfetto cortegiano": o jogo e sua representação em Il libro del cortegiano.
Armas e letras: o encarecimento de um ideal humano.
A "sprezzatura": a arte de parecer natural e a artificiosa imitação do natural; a composição de uma imagem do "perfetto cortegiano" como obra de pictura ou forma de poiesis; o simile ou a metáfora da abelha: sua tradição e sua aplicação em Il libro del cortegiano.

Il libro del cortegiano: tempo e mundividência.

28 Setembro 2022, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


A estranha dedicatória de Il libro del cortegiano: o silêncio sobre D. Miguel da Silva; o poder do tempo (devorador, revelador - cf. Erwin Panofsky, "O Pai Tempo", in Estudos de Iconologia); modelos e imitação; a afirmação de um sujeito.
A questão da língua na dedicatória e no livro I de Il libro del cortegiano: "se quisermos imitar os antigos não os imitamos"?; Castiglione, leitor crítico das Prose della volgar lingua de Pietro Bembo.
Il libro del cortegiano: a arquitectura da obra e a mundividência nela tematizada; o mundo como "concatenata contrarietà"; o desejo de perfeição e a consciência da imperfeição.

Il libro del cortegiano: texto e contexto.

26 Setembro 2022, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Il libro del cortegiano: a obra; génese, maturação e conclusão; as primeiras edições (Veneza e Florença, Abril e Outubro de 1528).
O texto e seu contexto: relações complexas.
O mapa de Itália no quadro europeu: tensões políticas e conflitos militares.
Antes e depois do saque de Roma (Maio de 1527): o valor da obra à luz da História.
D.  Miguel da Silva, dedicatário do libro del cortegiano.

Tempo e História.

21 Setembro 2022, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Exploração da Carta de Rafael de Urbino (e de Baltasar Castiglione) a Leão X: reconhecimento de tópicos comuns ao discurso de Poggio Bracciolini e de Aldo Manuzio; conceitos de tempo (devorador, revelador) e a leitura da história; os antigos, os modernos e os do "meio"; "esplendor" e "declínio", "perfeição" vs "barbárie".
"Procurar Roma em Roma": o apreço pelas "relíquias" antigas; Giuliano da Sangallo, Rafaello e Francisco de Holanda (três exemplos de um interesse comum).
A importância da "ragione" na arte e nas letras: o valor da regra, da mesura, do equilíbrio; a atracção pelo centro e o círculo.
A Itália de Rafael e de Castiglione: o sonho de paz e a realidade dos conflitos.
Il libro del cortegiano: o texto, o livro, o contexto.

Humanismo e Renascimento.

19 Setembro 2022, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Balanço e retoma do trabalho desenvolvido na aula anterior: reconhecimento de um caminho; reflexão crítica.
O humanismo e a construção de uma mundividência renascentista. O desejo de reencontro com os clássicos. Os conceitos de imitação e de emulação. Dignitas hominis: "Magnum miraculum est homo"; o valor da razão e do livre arbítrio, segundo Giovanni Pico della Mirandola.
"Procurar Roma em Roma": a parceria das artes e das letras na Carta de Rafael de Urbino (e Baltasar Castiglione) a Leão X.