Sumários

Comentário das recensões críticas. Conclusão do semestre.

13 Dezembro 2023, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Comentário das recensões críticas. Conclusão do semestre.

Teste escrito.

11 Dezembro 2023, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Realização do 2.º exercício escrito (trabalho para avaliação).

A difusão da obra de Garcia de Orta na Europa.

6 Dezembro 2023, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Viagens, encontros e modos de divulgação: o caso dos Colóquios dos Simples e Drogas.
Sinais de interesses comuns. Charles de l'Écluse (Clusius), leitor de Garcia de Orta: a transformação dos Colóquios nos Aromatum et Simplicium Aliquot Medicamentorum apud Indos Nascentium Historia (1567); a circulação do epítome latino; sua tradução (seiscentista) em francês e italiano.
Garcia de Orta, auctor no Tractado de las Drogas, y medicinas de las Indias Orientales, de Cristóbal Acosta (1578). A exaltação da figura do médico dedicado à demanda de conhecimento.
Garcia de Orta no Discurso de las Cosas Aromaticas (1572), Juan Fragoso: entre a presença e o silêncio.


Cá e lá: o carácter relativo das possibilidades de conhecimento nos Colóquios dos simples e drogas.

4 Dezembro 2023, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


O conceito de "verdade" na obra de Garcia de Orta.
Cá e lá: o carácter relativo das possibilidades de conhecimento nos Colóquios dos simples e drogas.
A importância da "navegação" e da descoberta no texto de Garcia de Orta.
Comentário do colóquio "da pimenta preta, e branca, e longa e canarim".

Garcia de Orta e a defesa de um conceito de conhecimento.

29 Novembro 2023, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Garcia de Orta, contemporâneo de Andres de Laguna: um olhar sobre Pedacio Dioscorides Anazarbeo (...), 1555.
A personagem de Orta, nos Colóquios dos simples e drogas,  e a relação com «os escritores gregos e arábios e latinos». O encarecimento da amplitude de horizontes: o elogio do saber do «doutor Orta».
«Ódio (...) aos «errores (...), amor (...) à verdade». O conhecimento como construção imperfeita: «leixo que dizer aos que o melhor souberem».
O jogo do colóquios: a pergunta ao serviço da resposta; a função das «contradições».