Sumários
"Museum Studies" e a Cultura Visual
18 Dezembro 2015, 10:00 • Luísa Afonso Soares
A importância da Cultura Visual como campo de trabalho e metodologia na nova prática museológica: as questões colocadas pela Cultura Visual na exibição dos objetos artísticos e na transformação dos visitantes em observadores ativos.
Mudança de paradigma nos estudos museológicos: o museu modernista e o pós-museu (E.Hooper-Greenhill, Museums and the Interpretation of Visual Culture, 2000)
Equiparação a bolseito e alteração da data do teste
16 Dezembro 2015, 10:00 • Luísa Afonso Soares
Não foi dada aula por a docente se encontrava com equiparação a bolseira, para participar num workshop sobre "Compare the Comparatists"na Universidade de Viena.
Esta ausência implicou uma mudança no calendário letivo:
6 de Janeiro: aula suplementar
15 de Janeiro: último teste
Ainda o impacto da Internet na contemporaneidade
11 Dezembro 2015, 10:00 • Luísa Afonso Soares
O impacto da internet nos meios de comunicação em geral, na perspetiva de Glyn Davis: a emergência de novas formas de cultura e comunicação. A cibercultura e as novas linguagens na comunicação contemporânea. A globalização de imagens, a noção de "aldeia global" e do "império do simulacro". O risco da criação de desigualdades entre mundos desenvolvidos e em desenvolvimento.
A internet e a viabilização de uma cultura transnacional/global
9 Dezembro 2015, 10:00 • Luísa Afonso Soares
A aparente da experiência da igualdade e de um mundo sem fronteiras na Internet.
A importância do turismo e mobilidade na construção de uma visão global do mundo, mas ao mesmo tempo a criação de hegemonias e hierarquização no contacto com a alteridade.
Análise de algumas imagens que ilustram esta problemática.
Ainda o trânsito de Imagens
4 Dezembro 2015, 10:00 • Luísa Afonso Soares
Efeitos do ecrã-mundo ou ecrã-global
•As estrelas e os filmes modificaram, a nível planetário, os gostos e as atitudes, os códigos de beleza, as tendências culturais, comportamentos, subvertem orientações estéticas, alterando gostos e sensibilidades.
•Cinema-mundo dissemina, modelos de vida, ratifica ou subverte igualdades e diferenças (de género, de etnias, de religiões, etc.)
•Gilles Lipovetzky, Jean Serroy, O Ecrã Global, 2010