Sumários

Considerações Gerais sobre a Cultura Visual

2 Outubro 2015, 10:00 Luísa Afonso Soares

A hegemonia das imagens nas práticas culturais contemporâneas: produção e consumo global de imagens e a importância da literacia visual.

Definição e objectivos e campo da Cultura Visual.


Início do Desenvolvimento da Colecção de Objectos Visuais do Grupo de Trabalho (TP1)

1 Outubro 2015, 16:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Início da orientação dos estudantes para o desenvolvimento de uma colecção de diferentes objectos visuais produzida por este grupo de trabalho (TP1), conforme Plano de Trabalho, Objectivos de Aprendizagem, b) e Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída), d) e f). O exemplo escolhido foi o da fotografia.
  • Fixação com os estudantes das datas das duas chamadas para o Teste Final: 7 e 12 de Janeiro das 16h às 18h.


Apresentação do programa, metodologias e avaliação

30 Setembro 2015, 10:00 Luísa Afonso Soares

Apresentação detalhada do programa, metodologia de ensino e avaliação:

As aulas são teórico-práticas, com uma componente expositiva e uma componente de discussão e participação dos estudantes. Privilegiam-se estratégias que envolvem a discussão orientada de textos, imagens e artefactos culturais inscritos nas temáticas do programa, o debate de temas e a apresentação de trabalhos.

A unidade curricular funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regime Geral de Avaliação da FLUL.A classificação final resulta da média ponderada de três elementos obrigatórios: dois exercícios escritos presenciais (60%) e um trabalho escrito com discussão final (30%). É também valorizada a participação activa dos estudantes nas aulas (10%).


Início do Desenvolvimento dos Conteúdos Programáticos, a)

29 Setembro 2015, 16:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • O Problema das definições de Cultura Visual e de Estudos de Cultura Visual - primeira apresentação e primeira resposta a partir do Texto de Leitura Obrigatória proposto, e incluído no Vol. I dos Materiais a usar durante o semestre, conforme especificado na primeira sessão de trabalho.
  • No início da sessão, e para concluir a primeira fase das Actividades do Grupo de Trabalho (Turma), a docente forneceu aos estudantes o seu contacto de telemóvel para qualquer questão urgente. Com o mesmo objectivo de concluir aquela fase, no final da sessão, a docente propôs uma data para realização do Teste Final, mas devido à ausência na FLUL de um calendário global das avaliações finais, e aos prejuízos que tal facto traz à Actividade Pedagógica dos Docentes e ao Rendimento Académico dos Estudantes, só na próxima sessão poderá decidir com eles a data menos lesiva.  


Dispensa de serviço docente

25 Setembro 2015, 10:00 Luísa Afonso Soares

Não foi dada aula por a docente se encontrar com equiparação a bolseiro. (Congresso Internacional no estrangeiro)