Introdução: Cultura Visual e Imagem

8 Outubro 2021, 09:30 Amândio Reis

  • Apresentação sucinta das metodologias de ensino e aprendizagem da UC, bem como dos critérios de avaliação.
  • "O que é a cultura visual?" — algumas noções e perguntas de partida, com incidência sobre os conceitos de "sujeito", "cultura" e "imagem".
  • A "viragem visual" (visual/pictorial turn) e a cultura visual entendida em contexto: da história à antropologia; surgimento do cinema, dos meios de comunicação em massa e de suportes electrónicos de disseminação de imagens (v. Medeiros & Castro 2017).
  • As duas principais acepções de cultura visual: a) enquanto objecto de estudo (i.e., o acervo indefinido e multimédia daquilo que a cultura humana produz para ser visto); e b) enquanto método de estudo (i.e., um modo de ver, conceptualizar e pensar criticamente o que é visto).
  • O conceito de "imagem" e a multiplicidade das suas definições e expressões: imagem mental, cópia, reprodução, representação, recurso literário, imaginação, ideia... (v. Ceia 2009).
  • Três estatutos da imagem segundo critérios de materialidade e de relação entre o significante—a imagem a interpretar—e o significado—aquilo para que a imagem interpretada pode remeter—a partir da teoria dos signos de Charles Peirce): a) imagens icónicas (relação de semelhança); b) imagens indiciais (relação de contiguidade/continuidade física); c) imagens simbólicas (relação aleatória e conotativa, a partir de sentidos convencionais, aprendidos, negociados, atribuídos) (v. Caprettini, verbete "Imagem" na Enciclopédia Einaudi).