Sumários

A interpretação de materiais visuais. Proposta de estudo visando uma metodologia de análise crítica

6 Abril 2018, 16:00 Teresa de Ataíde Malafaia

Aula prática sobre os projectos apresentados pelas/os estudantes. A interpretação de materiais visuais. Proposta de estudo visando uma metodologia de análise crítica. (enviada posteriormente aos discentes).


Conclusão do Trabalho Desenvolvido no Âmbito do Ponto 1. dos Conteúdos Programáticos

6 Abril 2018, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  •  Foi ponderado o conceito de «Mito» quanto à questão do chamado «Mito da Verdade Fotográfica», remetendo-se os estudantes para o Glossário de Sturken and Cartwright, Practices of Looking e, nele, para as entradas relativas a «Myth», «Sign», «Denotative Meaning» e «Connotative Meaning». Neste contexto, aconselha-se a consulta da entrada para «Semiotics» no Glossário disponibilizado por The Chicago School of Media Theory, Universidade de Chicago (<http://csmt.uchicago.edu/glossary2004/semiotics.htm>). Recomenda-se ainda o estudo atento do 1º capítulo de Sturken and Cartwright. Practices of Looking, incluído na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas.
  • Por fim, foi concluído o estudo respeitante ao ponto 1. dos Conteúdos Programáticos propostos - Cultura Visual: Área de Estudos e Objecto(s) - com recurso à Introdução e ao capítulo 3 - «Visual Culture as a Field of Study, and the Origins of Visual Culture Studies» - de John A.Walker & Sarah Chaplin. Visual Culture. An Introduction. Manchester & New York: Manchester University Press, 1997, igualmente incluídos na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas, e cujo estudo também se recomenda.


Ways of Seeing (1972) de John Berger em diálogo com Practices of Looking

4 Abril 2018, 16:00 Teresa de Ataíde Malafaia

Visionamento do Episódio 1 de Ways of Seeing (1972) de John Berger (BBC,DVD) em diálogo com a proposta de Marita Sturken e Lisa Cartwright (2001/2003). Practices of Looking. An Introduction to Visual Culture. Oxford: Oxford University Press.9-48.


Estudo do documento visual God Only Knows (BBC, 2009) a partir de conceitos de Practices of Looking. An Introduction to Visual Culture

23 Março 2018, 16:00 Teresa de Ataíde Malafaia

Estudo do documento visual God Only Knows (BBC, 2009) a partir de conceitos de Practices of Looking. An Introduction to Visual Culture


Impacte da Reprodução Mecânica das Imagens de Objectos Ditos Artísticos nas Formas de Ver

23 Março 2018, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Considerados os conteúdos dos sumários de 6, 9, 16 e 20 de Março, e para concluir a sequência de análises potenciadas pelo 1º episódio de Ways of Seeing, foi dada ênfase ao facto de a reprodução mecânica das imagens de objectos ditos artísticos ter transformado as formas de os vermos e, em última instância, as próprias formas de vermos na generalidade. Foi também sublinhado que, tanto no final do 1º episódio da série, quanto no do 1º capítulo do livro de Berger, está referido que muitas das ideias neles contidas foram retiradas de Walter Benjamin (<https://plato.stanford.edu/entries/benjamin/#ArtTec>), «The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction», 1935-39 (<http://web.mit.edu/allanmc/www/benjamin.pdf>), ensaio traduzido para inglês só em 1968, i.e. só quatro anos antes de Ways of Seeing ter ido para o ar e ter sido depois publicado, (<https://www.chronicle.com/article/Walter-Benjamin-s-Afterlife/145291>). Recomenda-se o estudo do 1º capítulo de John Berger, Ways of Seeing. Reprint Edition. London: Penguin Books, 2008 (1972), incluído na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas, de que os alunos dispõem.